Aluna do IFSC é selecionada para etapa nacional da WorldSkills

6. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

ws_continente1A aluna do curso técnico em Panificação do Câmpus Florianópolis-Continente, Raphaela Gonçalves, está entre os selecionados para a etapa nacional da maior competição de profissões do mundo, a WorldSkills.

Raphaela está entre os seis competidores de institutos federais que irá a Belo Horizonte em julho, competir com outros 11 selecionados do Senai em todo o Brasil. O melhor vai representar o Brasil na WorldSkills em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em outubro de 2017.

A etapa que selecionou os representantes dos institutos federais foi realizada dia 1ºe 2 de junho, nos laboratórios de panificação do Câmpus Florianópolis-Continente. Participaram sete candidatos, dos institutos federais do Mato Grosso do Sul (dois competidores), Rio Grande do Sul, Fluminense e Sul de Minas (dois competidores). Os alunos foram acompanhados de seus professores, que também foram os jurados da competição.

ws_continente2Nos dois dias, eles tiveram que realizar vários desafios, como escultura de pão, pão rústico multigrãos, pão branco com gergelim, recheado e com cobertura. Foram avaliados vários quesitos, como procedimento de trabalho, precisão na padronagem, uniformidade e peso do produto, aparência, sabor e tempo de realização. “Toda a competição é baseada nas exigências que eles vão encontrar no mercado de trabalho. Eles saem daqui mais bem preparados”, destaca o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre, Odoaldo Rochefort.

ws_continente3Para participar da WorldSkills, os alunos competidores não devem ter mais que 22 anos de idade. Assim, os competidores das etapas de 2016 não devem ter mais que 21 anos. Raphaela, 19 anos, conta que teve três semanas apenas para se preparar para a competição. Como faz graduação em outra instituição no período da manhã e o curso técnico à tarde, conseguiu tempo para treinar com a professora Mariana Martelli apenas duas vezes por semana. “Simulamos as provas várias vezes. No começo a professora fazia comigo, depois, eu fazia tudo sozinha”, conta.

Para a prova de escultura, cujo tema geral era “cinema”, Raphaela decidiu representar o filme brasileiro “O Menino e o Mundo”. “É um filme todo animado e que não tem vozes. Passa uma mensagem muito importante. Mesmo na dificuldade, o menino encontra diversão. Também, como é uma competição nacional, decidi homenagear o cinema brasileiro”, explica.

ws_continente5A professora Mariana acredita que a competição foi importante pela troca de experiências com professores e alunos de outras instituições. O representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Éder Sacconi, também concorda que a competição “é um momento raro para o aluno e o professor, pela troca de conhecimentos e culturas”. O Câmpus Florianópolis-Continente foi escolhido para sediar a etapa do IFSC pela infraestrutura disponível e a qualificação do quadro de professores. Sacconi explica que a WorldSkills no Brasil é organizada pelo Senai e desde 2013 os institutos foram convidados a participar da competição.

Os competidores selecionados na etapa do IFSC foram:

1º – Raphaela Gonçalves (IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente)
2º – Tainan Fanrigolo (IFRS – Câmpus Porto Alegre)
3º – Bruno Ancântara (UFMS – Câmpus Coxim)
4º – Laura Hevelisi (IFMS – Câmpus Coxim)
5º – Isadora Mendonça Sobrinho (IF Sul de Minas)
6º – Therys Castro Oliveira (IF – Fluminense)

Saiba mais:
A WorldSkills Competition, também conhecida como “Olimpíada das Profissões”, é a maior torneio de educação profissional do mundo, realizada a cada dois anos. A 44ª WorldSkills será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 14 a 19 de outubro de 2017. A última, de 2015, aconteceu no Brasil, em São Paulo, reuniu 1,2 mil competidores, com idades entre 16 e 22 anos, de 74 países.

Clique aqui e veja mais fotos da competição.

Legendas:

Foto 1 – Raphaela Gonçalves, aluna de Panificação do Câmpus Florianópolis-Continente

Foto 2 – Competidores da etapa dos institutos federais de Panificação

Foto 3 – Professores avaliam qualidade e uniformidade dos pães produzidos pelos alunos

Foto 4  – Escultura “O Menino e o Mundo”, da aluna Raphaela

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.