Semana do Meio Ambiente do Câmpus Joinville chama a atenção para atitudes diárias de preservação

9. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

semana do meio ambiente manh 02-06-2016 5Jogar o lixo em locais adequados e separar o material reciclável, reduzir o desperdício de água potável e energia elétrica, incentivar o plantio caseiro de hortaliças e a produção de alimentos sem agrotóxicos, evitar o consumismo exagerado e valorizar mais a natureza em toda a sua diversidade. Para sua preservação, o meio ambiente precisa de ações simples, práticas e duradouras. Este é o enfoque da Semana do Meio Ambiente realizada no Câmpus Joinville em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado neste domingo, 5 de junho.

Organizada pela comissão local IFSC Sustentável, a programação teve início na quinta-feira (2) com diversas atrações voltadas a sensibilizar alunos, servidores e visitantes sobre a responsabilidade de cada um para tornar o mundo mais sustentável. Alunos da Escola Municipal Sylvio Sniecikovski, do Jardim Paraíso, e do curso de Reciclador, ofertado pelo Câmpus Joinville por meio do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), também participaram das atividades.

semana do meio ambiente 02-06-2016 noite 8Durante dois dias, uma tenda montada no pátio central serviu de base para feiras de alimentos orgânicos e de artesanato sustentável, mostra de fotos, exposição do carro elétrico fabricado pela equipe Eficiência Energética (Eficen), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atividades didáticas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e dinâmicas sobre descarte correto de resíduos.

Também foram realizadas rodas de conversa sobre a importância da reciclagem como atividade sustentável e econômica, com os membros da Cooperativa de Recicladores do Paranaguamirim (Cooperpar), e sobre a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos, com participantes da Rede Ecovida de Agroecologia.

semana do meio ambiente tarde 02-06-2016 7A programação contou ainda com oficinas de horta urbana e de cosméticos caseiros, coordenadas pelo Coletivo Permacultura Joinville, e com exibição de filmes com foco ambiental, em conjunto com o Clube de Cinema Desprograma, promovido por um grupo de alunos em parceria com o Grêmio Estudantil.

Já no sábado (4), aconteceu uma visita técnica de alunos dos cursos técnicos integrados à Praia da Vigorelli, na região da Baía da Babitonga, para estudo dos manguezais, na disciplina de geografia. Uma outra turma fará a visita na próxima sexta (10), encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente no Câmpus Joinville.

Proteção da Serra Dona Francisca

semana meio ambiente 06-06-2016 9Nesta segunda-feira (6), as atenções da Semana do Meio Ambiente foram centralizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca, que compreende mais de 30% da área rural de Joinville. Mesmo protegida por lei desde março de 1997, a APA Dona Francisca sofre muitos impactos ambientais, como o mau uso dos pontos de banho, descarte inadequado de resíduos sólidos e caça predatória.

Por meio de atividades sensoriais, apresentação de vídeo e divulgação de material informativo, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente mostrou a importância da preservação desta região, que concentra uma densa floresta de mata atlântica e os dois principais mananciais que abastecem a cidade, os rios Piraí e Cubatão.