Estudantes buscam criar centro acadêmico unificado no Câmpus Geraldo Werninghaus

10. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

ca_gw_jaragua1Construir juntos para construir melhor e para ter mais voz como representação estudantil. Esse é objetivo da criação em conjunto de um centro acadêmico (CA) unificado entre os alunos dos cursos de graduação do Câmpus Geraldo Werninghaus. A proposta foi debatida em assembleia realizada pelos estudantes do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica nesta terça-feira (7) e venceu a opção que levaria à criação de um centro acadêmico que não tivesse a participação do curso de Engenharia Elétrica.

A decisão dos estudantes do tecnólogo em Fabricação Mecânica foi tomada em meio a uma assembleia que marcaria a criação do centro acadêmico do curso. “A assembleia tinha sido marcada pra fundar o nosso CA, mas o debate ocorreu e os alunos optaram por criar um centro acadêmico junto com o pessoal da Engenharia Elétrica”, conta um dos estudantes envolvidos no debate, Rodrigo Soares, do primeiro semestre do curso superior de tecnologia.

Com a decisão estudantil, será necessário marcar uma nova assembleia, desta vez envolvendo os alunos dos dois cursos de graduação, para efetivar a criação do primeiro órgão estudantil do Câmpus Geraldo Werninghaus. “A gente já tinha uma proposta de estatuto para o CA de Fabricação Mecânica, mas agora vamos ter que elaborar um estatuto em conjunto. E com o estatuto aprovado em assembleia, o passo seguinte será a formação de uma comissão eleitoral pra eleição da primeira diretoria”, explica.

ca_gw_jaraguaAlém de mobilizar estudantes da graduação, a criação da entidade de representação estudantil pode afetar também dos alunos dos cursos técnicos. “Esse movimento também deve gerar interesse nos colegas que estudam nos cursos pós-médios, para que se organizem num grêmio. Seria mais um ganho para o corpo discente do câmpus”, destaca Soares. A nova assembleia ainda não tem data definida.

Em Jaraguá do Sul, o IFSC já conta com um Centro Acadêmico, porém no Câmpus Jaraguá do Sul. Neste câmpus está constituído o Centro Acadêmico de Física (CAF), que representa os estudantes do curso superior de Licenciatura em Física.

Centro Acadêmico

Um centro acadêmico representa estudantes de um ou mais cursos de nível superior. Suas funções podem ser, por exemplo: organização de atividades acadêmicas extracurriculares (debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros), realização de projetos de extensão, encaminhamento de reivindicações e ações políticas dos estudantes, mediação de negociações e conflitos entre estudantes e a instituição de ensino e realização de atividades culturais (feiras, festivais, etc).

Tags: