Exame Celpe-Bras é apresentado a servidores do IFSC

10. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

Nesta sexta-feira (10), servidores do IFSC assistiram a uma palestra da professora do Cefet-MG, Natália Tosatti, sobre o Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A prova é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Por ofertar o curso eTec idiomas, o IFSC terá que, no futuro, capacitar alunos para prestarem o exame.

Atualmente, o IFSC oferta o curso eTec Idiomas em Inglês e Espanhol, pelo qual já passaram cerca de 2 mil alunos. Está em andamento um projeto piloto do programa na língua portuguesa com um bolsista francês. O curso possui três módulos com um ano e meio de duração ao total e, ao final, os estudantes devem estar prontos para fazer um exame de proficiência. “Nossa intenção é entender como funciona o Celpe-Bras para que possamos preparar nossos estudantes para o exame e até aplicar a prova no futuro”, explica a responsável pela Coordenadoria de Programas de Qualificação e Certificação em Línguas Estrangeiras do IFSC, Ana Lúcia Machado.

Na abertura da palestra, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou a importância de ações desse tipo para o processo de internacionalização do IFSC. “Temos trabalhado com esse enfoque e podermos oferecer o exame irá contribuir para isso”, afirmou.

Em sua explanação, a professora Natália abordou o contexto de criação do Exame e detalhou seu funcionamento. “A demanda de alunos estrangeiros gerou uma organização por parte das organizações”, explicou.

O Celpe-Bras foi desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ele é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e no Brasil é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame ocorre duas vezes por ano, em abril e em outubro. Todas as informações são divulgadas no site http://celpebras.inep.gov.br/inscricao. Atualmente, o Brasil possui 27 postos aplicadores, sendo 10 na região Sul.

A palestra foi realizada no auditório da Reitoria como ação da Assessoria de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC. A professora Consuelo Sielski, que está à frente da Assessoria, também ressaltou o fato de o IFSC poder se tornar um posto de aplicação do exame. “Aplicar o exame é complexo, mas é uma logística transversal que precisamos pensar para avançarmos no campo internacional”, salientou.

Tags: , ,