Segunda edição da SeLIFSC reúne 100 participantes

10. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

selifsc2016Terminou na quinta-feira, dia 9, a 2ª edição da Semana da Licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC (SeLIFSC). O evento promoveu oficinas, debate, apresentações de trabalhos e trocas de informações entre professores, estudantes e demais profissionais da educação da região de Jaraguá do Sul, em especial aqueles ligados às áreas de licenciatura, ciências e ensino médio. Cerca de 100 pessoas participaram das atividades da Semana (clique aqui e confira a programação no site do evento).

O objetivo da SeLIFSC foi promover a reflexão e a formação de educadores a respeito do trabalho docente, da ação educativa, do ensino de ciências e do ensino de física, articulando a comunidade acadêmica e a sociedade. “Estamos aproximando nossos estudantes de licenciatura dos professores que já atuam na educação básica, propiciando discussões sobre aspectos relacionados ao ensino e à organização escolar”, afirma o coordenador do curso de licenciatura em Física do Câmpus Jaraguá do Sul e também organizador da SeLIFSC, Alexandre Arins.

selifsc20162Para uma das convidadas do evento, Fernanda Maria Santana, que trabalha na gerência de educação especial da Secretaria da Educação de Jaraguá do Sul, o debate sobre os temas da SeLIFSC contribui para a melhoria da formação dos professores atuais e dos futuros educadores. “No caso da oficina sobre educação especial, é muito importante esse espaço para conversar sobre inclusão, para formar futuros professores com uma mudança de pensamento e de comportamento para lidar com as pessoas com deficiência”, destaca.

Além das palestras com profissionais convidados de outras instituições, também figurou entre os destaques da programação deste ano um planetário móvel, montado em frente à cantina do câmpus. Com estrutura inflável, o planetário faz parte de um projeto ligado à astronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As sessões de visita ao planetário ocorreram durante terça e quarta-feira e diversos estudantes e pessoas da comunidade aproveitaram a oportunidade para aprender sobre o céu e as estrelas.

Clique aqui e confira as fotos oficiais do evento, produzidas pelo Centro Acadêmico de Física (CAF).

Acesse também neste link os vídeos da oficina de criação de foguetes realizada na quarta-feira (8).

Fotos: Sarah Orthmann e Adriene Duarte