Câmpus Criciúma promove luta entre robôs

17. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

Luta_robos_criciumaQuem passa pelo saguão do Câmpus Criciúma do IFSC vem notando uma movimentação diferente nos últimos dias. Uma “arena” foi montada para receber lutas emocionantes de sumô, acompanhadas aos gritos pelos alunos. Só que os lutadores, no caso, são robôs.

Eles foram programados e montados pelos alunos do curso técnico em Mecatrônica, sob orientação do professor Douglas Lucas dos Reis na disciplina de Robótica. O professor está promovendo uma competição entre as turmas de Mecatrônica 3 matutino, Mecatrônica 3 vespertino e Mecatrônica 8. Os alunos formaram 21 equipes. Na primeira fase, elas fazem disputas internas nas turmas. Na próxima semana, haverá a grande decisão, entre os campeões de cada turma.

De acordo com o professor, o desafio dos alunos é programar os sensores dos robôs para que eles identifiquem a localização do adversário e o espaço da arena para que não caiam e sejam eliminados. Além disso, também precisam encontrar soluções criativas na montagem dos robôs, para os tornarem mais “letais”.

“Muitos alunos já possuem conhecimento dos kits de montagem e a disputa é uma forma de aplicar esse conhecimento. Além disso, muitos participam das olimpíadas de robótica e podem praticar para participarem de competições fora do IFSC”, explica o professor.

Tags: ,