Câmpus Tubarão completa um ano de funcionamento em sede própria

24. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

campus_tubaraoO Câmpus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) completa neste domingo, dia 26, um ano de inauguração da sede da instituição localizada às margens da BR 101. O período foi marcado pela consolidação da oferta de cursos regulares e pelo trabalho intenso de estruturação do Câmpus, processo que deve culminar com a abertura de um curso superior a partir de 2017.

A portaria do Ministério da Educação que autorizou o funcionamento do Câmpus Tubarão data de 7 de outubro de 2013. No mesmo ano, a instituição já formava a primeira turma do programa Mulheres Mil. A inauguração da sede própria no km 336 da BR-101Sul, no bairro Morrotes, aconteceu no dia 26 de junho de 2015, e com ela veio a oferta dos cursos regulares.

Desde então, o Câmpus Tubarão do IFSC oferece cursos de formação inicial e continuada na modalidade Pronatec e Pronatec Mulheres Mil, Mulheres SIM, formação de formadores (Proforbas), Técnico em Informática para Internet (EaD) e Técnico concomitante em Informática (presencial), e-Tec Idiomas. Em agosto acontecem as formaturas do curso de Agricultor Familiar viabilizado via Pronatec em Orleans, do EJA/FIC em Informática e do curso à distância de técnico de Informática para Internet. Além disso, com a entrada de mais duas turmas, o Câmpus contará com quatro turmas do curso técnico concomitante em Informática.

campus_tubarao1“O IFSC tem como missão promover a inclusão e formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica. Dessa forma, gera, difunde e aplica conhecimento e inovação, o que contribui para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, afirma a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), Maria Angelica Marin.

A diretora-geral do Câmpus Tubarão, Rita Flôr, destaca que este primeiro ano foi de encaminhamento de projetos e consolidação da oferta de cursos. Como exemplos deste trabalho, a professora destaca a criação do Colegiado do Câmpus e a ampliação do número de servidores – atualmente, o Câmpus conta com 29, entre técnicos e docentes. O trabalho interno permitirá a oferta, a partir do próximo ano, do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que ainda deve ser aprovado pelo Conselho Superior do IFSC (Consup).

campus_tubarao2Além disso, neste período o Câmpus consolidou parcerias com a comunidade de Tubarão e com a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O IFSC oferece cursos profissionalizantes que atendem a demanda da região e se insere no município com uma ampla agenda de atividades de extensão, que contemplam temas como cultura, meio-ambiente e tecnologia.

“É muito bom ver o Câmpus Tubarão proporcionando educação pública e de qualidade na região da Amurel e contribuindo para o desenvolvimento regional”, afirma Rita. “Neste primeiro ano de funcionamento na sede própria, procuramos participar junto à sociedade dos eventos promovidos na região. Além disso, buscamos promover uma educação inclusive desde o início, em 2013, ofertando os programas Mulheres Mil, Mulheres Sin e Eja. Esta é uma preocupação constante da direção, pois a região carece muito deste olhar. Estas ações só são possíveis porque os servidores do Câmpus abraçam a causa e colaboram com as atividades propostas”, completa a diretora.

Tags: ,