Professora do Câmpus São Miguel do Oeste publica livro de memórias de Iporã do Oeste
4. julho 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São Miguel do Oeste, MatériasA professora de Língua Portuguesa do Câmpus São Miguel do Oeste, Maristella Mallmann, é uma das organizadoras do livro Pinhal Colonização, lançado em junho, durante a 5ª Feira do Livro de Iporã do Oeste.
A obra reúne memórias dos primeiros colonizadores de Iporã do Oeste e será distribuída para os moradores. “O livro está organizado em temáticas: Colonização, Pinhal, os desbravadores, os pioneiros, economia, educação, saúde, religião, lazer. Ele tem por intuito informar e emocionar”, explica a professora Maristella.
O livro nasceu a partir dos registros feitos pelo professor Hugo Lotário Friedrich (in memorian) e outros fornecidos por familiares, filhos e netos de imigrantes.
Além deles, ainda houve inúmeros relatos, fotos, textos e sobretudo relatos e informações trazidas por pessoas da comunidade que, voluntariamente, contribuíram para construir uma visão da trajetória da comunidade Pinhal, que se tornou distrito do município de Mondaí, em 1956.
Desde 2013, a Prefeitura de Iporã do Oeste mobilizou uma equipe para que poderia contribuir na pesquisa e na escrituração da obra. A professora do IFSC juntou-se a este grupo, que também contou com a coordenação da professora de Iporã, Lúcia Marx Melz.
Segundo a Prefeitura de Iporã do Oeste, este é o primeiro livro de um projeto de pelo menos três obras sobre a história da Terra da Água Boa. Na próxima edição, o foco será dado a todas as comunidades e a sede que compõem o município de Iporã do Oeste.
Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC
* Com informações da Prefeitura de Iporã do Oeste.