Alunos do curso de Agricultor Familiar do Câmpus Tubarão realizam visita técnica a cooperativas

6. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

visita_tubaraoAproximar a sala de aula com a vivência profissional e propiciar aos alunos uma formação mais ampla. Foi com esse objetivo que os alunos do curso de Agricultor Familiar, do Câmpus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), visitaram duas cooperativas de agricultores familiares nos municípios de Rio Fortuna e Paulo Lopes.

O curso Pronatec é uma oferta do IFSC em parceria com a prefeitura de Orleans e conta com a participação de 15 alunos, a maioria jovens filhos de agricultores familiares. Com encontros aos sábados, o curso começou em dezembro de 2015 e tem formatura prevista para agosto.

A visita técnica foi realizada no sábado, dia 2. A turma visitou a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna (CooperFamília), de Rio Fortuna, e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais da Região dos Lagos Sul Catarinense (Cooperlagos), em Paulo Lopes, além de duas propriedades rurais. Os alunos foram acompanhados pelos professores João Antônio Monteiro, Maiara Leonel Pereira e Antônio Corrêa Garcia, pela apoiadora administrativa Jaiani Cândido, pela orientadora Tatiani Alano Modolon e pelo supervisor Robson Vieira.

Os alunos puderam verificar o processo de organização das cooperativas, o modo de produção agroecológico e o desafio da comercialização dos produtos. Entre as alternativas apresentadas pelos agricultores, os alunos conheceram um caminhão adequado para se transformar em uma feira ecológica itinerante.

“A viagem foi de extrema relevância para os alunos. Nela foi possível observar o ambiente real do processo de plantio, cultivo, processamento e comercialização, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela”, explica Robson Vieira.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC