Aluno desenvolve robô para inspeção em dutos de ar condicionado

20. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

DSC_0195O aluno Bruno Antônio Pinho, do curso superior em Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José, desenvolveu um robô que realiza inspeção em dutos de sistemas de ar-condicionado. O protótipo, em produção há um ano, já pode ser utilizado – ainda que faltem alguns ajustes. A tecnologia, sem similares no mercado, permitirá driblar o difícil acesso aos equipamentos de refrigeração.

O orientador do projeto, Tiago Semprebom, conta que a ideia surgiu a partir de problemas relatados pelo professor da área de Refrigeração do câmpus, Marcelo Luiz Pereira. “Ele contou sobre a dificuldade de inspeção e limpeza dos dutos de ar-condicionado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. Dada a dificuldade de acesso, muitas empresas e instituições não realizam nenhum tipo de manutenção nestes equipamentos”, explica.

Para alcançar a posição dos dutos e toda sua extensão, o robô precisa ser leve, de fácil locomoção e baixo consumo de energia. O ideal, portanto, era não ter uma bateria acoplada, influenciando no peso do equipamento. Logo, a solução encontrada por Bruno foi a de ligar o robô à central de controle e à bateria por um cabo de rede. “O cabo também ajuda no caso de uma pane do sistema, pois podemos puxar o equipamento pelo fio.”

O orientador Tiago acredita que o diferencial do produto será o valor, já que este tipo de equipamento não está disponível para venda no mercado. “Os modelos existentes são encontrados nas empresas que realizam este tipo de manutenção a um custo bastante alto.”

Para o próximo protótipo, alguns ajustes já estão sendo pensados, como alteração no chassi, troca da esteira de locomoção por um material com maior aderência no metal e reposicionamento da câmera. Ao modelo será acoplado também um módulo para limpeza e manutenção geral, que poderão ser realizadas durante a inspeção.

A equipe de reportagem da IFSC TV foi conferir o robô de perto:

Coordenadoria de Comunicação IFSC