Concerto de 15 anos da Orquestra do Câmpus Florianópolis arrecada 569kg de alimentos

26. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

IMG 2879Não bastasse ser uma noite de emoção, arte, música e encantamento, o concerto de 15 anos da Orquestra Experimental do Câmpus Florianópolis ainda foi marcado pela solidariedade. Para assistir ao espetáculo, além do ingresso gratuito (retirado nas bilheterias), era preciso também doar um quilo de alimento não-perecível ou um brinquedo em bom estado. O resultado? Mais de quinhentos quilos (569kg) de doações. O concerto foi no dia 19 de julho, no Teatro do CIC.
13720617 10153604099791990 1488704721 oDe acordo com o assessor de eventos do Câmpus Florianópolis, Janderson Dornelles, foram poucos os brinquedos doados. Por isso, a ideia inicial – de doar os alimentos para o Asilo Irmão Joaquim e os brinquedos para a Irmandade do Divino Espírito Santo, que atende crianças carentes – foi modificada, e cada uma das instituições recebeu metade dos alimentos arrecadados, no dia 21 de julho. (foto ao lado: Diego Torquato Silva)

 

Os 15 anos da Orquestra

 

Criada como extensão das aulas de música do IFSC, atualmente a orquestra é um espaço privilegiado e reconhecido de pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão, flautas andinas, entre outros. Apesar de ter o objetivo didático, vários alunos que passaram pelas oficinas e pela orquestra e hoje são músicos profissionais. Mas há também os que se dedicam de forma amadora ao longo dos anos, como Mateus Lima Alcantara, ex-aluno do Câmpus Florianópolis. “Muita coisa mudou na minha vida nesses últimos seis anos, menos a orquestra. Ainda é muito importante para mim. É uma paixão. Por isso que é o amador, é aquele que ama”, declara.

 

Para Priscila Ribeiro, coralista e também ex-aluna do câmpus, encarar o palco e mostrar o resultado da dedicação é um momento único. Ainda mais com “na família”. “Desde que eu entrei, eu já considerei (o coral e a orquestra) minha segunda casa, minha família. Acho que receber os aplausos é o mais gratificantes. É indescritível.”

 

O professor e maestro Irineu Lopes Melo destaca que a orquestra foi a primeira orquestra de um instituto federal no país e que funciona ininterruptamente, há 15 anos. Além disso,trata-se de uma escola pública, e de uma orquestra aberta à participação de toda a comunidade. Segundo ele, são realizadas, em média, de 10 a 15 apresentações por ano – e sempre de forma gratuita ou com renda destinada a projetos sociais e ações beneficentes.

 

Confira clicando aqui a reportagem da IFSCTV com trechos da apresentação.

 

“Big Band” foi o começo de tudo

 

A entrada do servidor Irineu Lopes Melo como professor de música do campus foi fundamental neste processo. Flautista e saxofonista, Irineu aprendeu a tocar outros instrumentos para ensinar e criar um grupo de música com os instrumentos do acervo da antiga banda marcial. Tudo começou com a Big Band, um grupo de jazz do Campus Florianópolis, formado por alunos do próprio campus e da comunidade. O interesse por estudar e ensinar música foi crescendo e o campus começou a oferecer aulas gratuitas como atividade de extensão. “De repente a procura pelas aulas começou a crescer e eu tive a certeza de que o projeto daria certo”, conta o maestro.

 

A repercussão do trabalho da orquestra motivou o professor Irineu a criar, em 2010, um curso básico de instrumentos de orquestra, pioneiro neste formato e um dos mais concorridos para o ingresso na instituição. Com duração de dois anos, o curso de qualificação é gratuito e a seleção é por sorteio público.

 

O curso é aberto a toda comunidade. Na hora da inscrição, o candidato pode optar por um dos instrumentos disponíveis entre violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa e tuba. As aulas envolvem teoria e prática instrumental e práticas de coral e orquestra. Não é preciso ter nenhum conhecimento musical para participar.

 

Comunicação Câmpus Florianópolis, com informações da IFSCTV.

Os comenários não estão permitidos.