Desfile mostra looks desenvolvidos por formandos em Jaraguá do Sul

1. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Eventos, Matérias

jar_desfilejardim1_petMulheres modernas, descontraídas ou que não vivem sem o seu cachorrinho de estimação. Esses foram alguns dos perfis estudados nos trabalhos desenvolvidos pelas 14 estudantes que estão concluindo o curso técnico em Produção e Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e que organizaram o desfile “Jardim secreto”. O desfile foi realizado no dia 22 de julho, no pequeno teatro da Scar, e mostrou os looks desenvolvidos pelas alunas para a tendência de primavera/verão de 2017.

Entre as estudantes que mostraram suas criações estava Daniela Levandowski, que desenvolveu a coleção “Constelação de Órion” [foto a seguir]. “Esse tema simboliza a chegada do verão ao hemisfério. A coleção tem uma modelagem versátil e feita para mulheres que dizem não ter roupa para usar quando estão escolhendo o seu ‘nightwear’”, explica.

jar_desfilejardim2_orionSegundo Daniela, a coleção e o desfile representaram o ápice de sua formação no Instituto. “Quando comecei a fazer o curso, não imaginava o quanto iria me transformar como pessoa. O apoio dos professores fez a diferença na conclusão do curso, pois nos incentivavam a desenvolver a criatividade e a despertar algo muito além do que imaginávamos. Você percebe isso quando suas modelos entram no palco vestidas com peças desenvolvidas por você, é uma sensação de superação”, conta.

Além de mostrar tendências da moda, o desfile mostrou ao público o resultado dos dois anos de estudo dos técnicos em Produção e Design de Moda formados pelo IFSC em Jaraguá do Sul. “Esse é o trabalho de conclusão dos nossos estudantes, que envolveu o conhecimento adquirido em sala de aula e a experiência nas diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso. Dessa forma, eles adquiriram uma visão ampliada do que poderão realizar posteriormente no mundo do trabalho”, explica a professora responsável pela disciplina em que o evento foi organizado, Talita Borges.

jar_desfilejardim3_modeloPara a aluna Daniela, o desfile também serviu como estímulo para seguir estudando apesar das dificuldades. “Durante a preparação da coleção e do evento, tive que correr contra o tempo e cheguei a pensar em desistir, trancar o curso. Mas minha grande motivação foi imaginar como seria o desfile final e, quando isso aconteceu, me senti tão bem que nem nervosa estava”, lembra.

jar_desfilejardim4_turmaAlém de colocar os estudantes numa situação real de organização de evento e criação de coleção, o desfile também estimulou a responsabilidade social dos alunos. Para assistir ao desfile, a plateia foi convidada a doar alimentos não perecíveis com o objetivo de ajudar a Associação Beneficente Novo Amanhã, de Jaraguá do Sul.

Conheça, a seguir, as formandas e suas coleções. Clique aqui e acesse o álbum de fotos do desfile.

Carina Couto – Animais de estimação
Carla Pongelli – Vida e obra dos artistas Os Gêmeos
Daniela Levandowski – Constelação de Órion
Thanmili Martins – Michael Jackson (black or white)