Alunos de Chapecó e Florianópolis competem na WorldSkills

4. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Matérias

ws_chapecoNa primeira semana de agosto, alunos e servidores do IFSC participaram de mais duas seletivas nacionais da WorldSkills, maior competição profissional do mundo. Desta vez, os alunos do Câmpus Chapecó, Bruno Sfredo, Allan Carniel e Mateus Bonamigo, estiveram em Maceió, Alagoas, competindo na modalidade Mecatrônica. No mesmo período, de 1º a 5 de agosto, o aluno Vitor Marthendal Nunes e o servidor Farlei Minozzo participaram da competição em Eletrônica em Fortaleza, no Ceará.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. No Brasil, a WS é organizada pelo Senai e desde 2013 os institutos federais de educação foram convidados a participar da competição. Os primeiros colocados de cada competição vão para a WS mundial, que em 2017 será em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Clique aqui e veja quais os outros alunos já competiram esse ano nas seletivas nacionais.

Dupla foi formada segundo competências

ws_chapeco1Estudantes de Engenharia de Controle e Automação, Bruno e Allan participaram da competição em Maceió. O colega Mateus Bonamigo participou como treinador da dupla. O primeiro dia foi de ambientação e os três seguintes de de muito trabalho.

Ao longo dos três dias, os participantes precisam cumprir seis etapas. Antes de chegar, eles sabem informações gerais, como o setor e o tempo para cumprir cada uma, mas a tarefa específica que precisarão realizar, eles só ficam sabendo na hora.

“Ficamos um pouco ansiosos, mas acho que esta ansiedade é normal porque treinamos muito. A parte boa é que um acaba tranquilizando o outro“, comentaram os alunos, antes do embarque.

Para formar a dupla, eles visitaram uma competição e participaram de uma seletiva do próprio Senai, em Chapecó.  “Lá, nós fomos selecionados e a dupla foi formada de acordo com a competência de cada um”, explica Bruno.

Depois do interesse em participar e com a dupla formada, os dois começaram a treinar. Já são dois de parceria. Ano passado, eles conseguiram ganhar a etapa estadual e agora chegaram à nacional.

Alto nível da competição representa aprendizado

ws_eletronica_florianopolis2Para o estudante do curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Florianópolis, Vitor Marthendal Nunes, a participação na WorldSkills foi um momento de aprendizado e de estar em contato com as novidades tecnológicas da área.

Ele foi o único representante dos institutos federais na modalidade Eletrônica, em Fortaleza, e competiu com outros nove participantes do Senai. “Foi uma experiência muito boa, principalmente na parte prática, que não temos tanto durante o curso. Também foi bom ter contato com outros alunos, que eram de diversos estados”, conta. A participação de Vitor na competição o ajudou a definir a escolha para o Vestibular: continuar na área de Eletrônica.

ws_eletronica_florianopolis3Vitor participou da seletiva nacional por iniciativa do técnico-administrativo do IFSC, Farleir Minozzo, que fez a inscrição. Ele já conhecia Vitor de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e sua habilidade com design de circuitos. Farleir avalia como muito boa a participação na WorldSkills, como por exemplo o contato com ferramentas tecnológicas de ponta. Ele acredita, porém, que alguns pontos podem ser melhorados, como por exemplo as informações enviadas aos competidores.

Muitos detalhes do regulamento e sobre as provas não foram repassados de forma adequada. “Os treinadores também eram avaliadores, e todos eles já haviam participado da WorldSkills em anos anteriores. Então, entendiam bem a metodologia da prova”, explica Farleir. Segundo ele, os institutos federais poderiam investir mais na participação na WS, realizando provas estaduais e mesmo em cada câmpus, para incentivar os estudantes.

Foto 1 – Matheus, Bruno e Allan, alunos Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Chapecó
Foto 2 – Bruno e Allan em seletiva da WS em Chapecó
Foto 3 – Vitor e Farleir na competição de Eletrônica em Fortaleza