Exposição destaca trabalhos do curso de Design de Moda do Câmpus Araranguá

4. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias
Trabalhos desenvolvidos pelas alunas da primeira fase do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Câmpus Araranguá do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) estão chamando atenção dos frequentadores do Center Shopping. Motivo: a técnica utilizada e a originalidade das peças.

Os trabalhos foram desenvolvidos nas disciplinas de Processos Criativos e de Modelagem Tridimensional. Na primeira, sob orientação da professora Rafaela Soratto, as alunas criaram máscaras customizadas através do estudo das cores. Na outra disciplina, com a professora Lilian Daros Pescador, elas desenvolveram roupas com tecidos tingidos com beterraba, cenoura, borra de café, feijão, açafrão e outros produtos naturais.

“Algumas indústrias já trabalham dessa forma, pela importância da questão da sustentabilidade. E as alunas ficaram contentes com a proposta”, relata a professora Lilian.

As colegas Anna Luiza Rios, 18 anos, e Júlia Passos, 21, utilizaram beterraba, feijão e açafrão para tingir o tecido que utilizaram. O trabalho, aliás, foi completo. Da escolha do tecido à finalização do modelo, elas realizaram todo o processo, que culminou com a montagem da roupa em um manequim em tamanho reduzido.

“Foi muito legal trabalhar com produtos naturais e aprender que nem sempre é preciso usar um corante artificial. Além disso, aprendemos a fazer coisas que ainda não sabíamos. Desde o zero, tingimos os tecidos, desenhamos o modelo, recortamos e costuramos as roupas para o manequim”, conta Anna Luiza.

Os trabalhos já haviam sido expostos durante o I’Fashion, tradicional evento realizado no Câmpus Araranguá no começo de julho. A exposição foi levada ao Center Shopping para que as alunas tivessem a experiência de mostrar seus trabalhos pela primeira vez a um público de fora do IFSC. “A exposição tem chamado muita atenção. Muitas pessoas param para ver a produção das alunas. Para elas isso é muito importante”, destaca a professora Rafaela.

O Center Shopping é um parceiro do Câmpus Araranguá e sempre dá espaço para a exposição dos trabalhos criados nos cursos de Moda do IFSC. Em março deste ano, por exemplo, alunas da segunda fase puderam expor biquínis e chapéus criados nas disciplinas de Lavanderia em Jeans e Pesquisa e Criação. Leandro Pereira, diretor de marketing do shopping, relata que as roupas e acessórios chamam atenção do público. Para o shopping, é uma maneira de integrar a comunidade e abrir espaço para os novos talentos.

“O conceito de associação faz parte da nossa personalidade. Dessa forma, estendemos isso para a comunidade. Esses jovens estudantes precisam de espaço para começar e nós mantemos essa relação com o IFSC para dar oportunidade para o pessoal mostrar seu talento”, afirma.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC