Servidores dos câmpus do Oeste aprendem sobre o uso profissional da voz
10. agosto 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus São Carlos, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, MatériasOs servidores do Câmpus São Carlos participaram da palestra “O uso profissional da voz”, na segunda-feira (8), com o intuito de aprender e difundir a prevenção e a qualidade de vida no trabalho. As palestras foram organizadas pela psicóloga regionalizada do IFSC, Marta Bringhenti, em parceria com os câmpus do Oeste.
A palestrante foi a fonoaudióloga Ana Paula Castro Silva, que tem especializações na área e mestrado em educação. Atualmente, ela atua como fonoaudióloga do Programa Saúde em Casa da Prefeitura de Chapecó (SC) e também no Programa Saúde da Família da Prefeitura de Paial (SC). “Nós queremos propiciar qualidade de vida para os servidores. Muitos utilizam a voz para trabalhar e a palestra serve para informar e prevenir. É importante que os servidores, especialmente os professores, tenham a clareza do que é a utilização da voz e que eles precisam estar atentos“, explica Marta.
A psicóloga ainda destaca que a palestra foi em formato de oficina, o que propicia aos servidores o aprendizado prático para aquecer e desaquecer a voz, e ainda identificar situações que são prejudiciais e saudáveis e sintomas que servem como alerta. O ciclo de palestras-oficinas também foi realizado no Câmpus Xanxerê e ainda será realizado em São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Chapecó.
Por Rafaela Menin | Jornalista IFSC