Projeto do Câmpus Criciúma capacita professores de Matemática

18. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

Adriane Scussel é professora de Matemática há 28 anos. Atua nas redes pública e privada de Criciúma, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental, e costuma levar para a sala de aula experiências que cria com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pela disciplina.

Adriane, porém, sentia falta de socializar essas experiências e discuti-las com outros professores. E foi exatamente isso que ela encontrou no curso oferecido pelo Câmpus Criciúma do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC). De maio a agosto, ela se encontrou quinzenalmente com outros professores da área, no projeto de extensão “Oficinas de Matemática: socializando vivências e experiências entre professores do Ensino Médio”.

“Foi um curso muito útil, porque discutimos aquilo que é prático na Matemática, discutindo as metodologias de ensino mais interessantes. Eu mostrava uma prática minha, aplicava com o grupo, o grupo avaliava e discutíamos o que podia ser melhorado”, relata a professora. Adriane apresentou uma atividade relacionada ao Ciclo Trigonométrico (veja vídeo abaixo), utilizando agulhas e linhas, como forma de ensinar conceitos como seno, cosseno e tangente. “A gente memoriza melhor quando pode visualizar na prática. Socializei essa experiência, os colegas aplicaram com seus alunos e adoraram”, relata Adriane.

Coordenado pelo professor de Matemática do Câmpus Criciúma, Gustavo Bérti, o projeto consistiu em promover trocas de experiências entre professores da rede pública estadual. Cada professor apresentava uma atividade que costuma realizar em sala de aula, ela era avaliada pelo grupo e testada por outro professor em suas turmas.

“A avaliação é positiva tendo em vista que o objetivo principal do projeto, que era a troca de experiências, ocorreu de forma bastante significativa”, destaca Gustavo.

O projeto foi realizado em parceria entre o Câmpus Criciúma do IFSC e a Gerência Regional de Educação.

Em setembro, o Câmpus Criciúma ofertará dois cursos de formação continuada para professores da rede pública municipal, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, dessa vez em parceria com a prefeitura. Adriane já está matriculada. “Gostei tanto do curso que já me inscrevi no próximo”, diz.

 

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.