Câmpus Florianópolis participa da Finland House no Rio de Janeiro

2. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

finalndia1O assessor de Relações Externas do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, participou na semana passada do Finland House in Rio 2016, na cidade do Rio de Janeiro. O convite veio por conta da participação do professor Fernando Pacheco, do Departamento Acadêmico de Eletrônica, no programa Professores do Futuro, no qual Fernando passou alguns meses na Finlândia.

“A Finlândia é um país conhecido pela sua excelência no desenvolvimento da educação. Este evento foi constituído de palestras e exposições, patrocinados pelo Ministério da Educação e Cultura finlandês. A Ministra da Cultura e Educação, Ms. Sanni Grahn-Laasonen nos apresentou o seu sistema de ensino, gratuito em todos os níveis”, contou Gariba.

Entre os temas do evento, não podiam faltar as ferramentas de apoio ao ensino, como o Muuvit, uma ferramenta educacional para aprimorar a qualidade das aulas e inspirar as crianças a se movimentarem; Seppo, ferramenta para criação de jogos educacionais, e o Digitrainer para Educação, ferramenta digital que é um treinador pessoal para os alunos. “Em Digitrainer o aluno avalia as suas próprias atividades, recebe retroalimentação sobre as suas ações e define, entre outras coisas, novas metas para si mesmo. É um material pedagógico e de atividades virtuais para professores e escolas. As boas idéias são compartilhadas numa rede de cooperação para o desenvolvimento de escolas secundárias empreendedoras”, explica o assessor.

Além destas ferramentas, em uma das palestras destacou-se a importância do evento Skills Competition na educação finlandesa, que a exemplo do brasileiro, realiza a simulação de desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

“Aproveitamos a oportunidade e conversamos com os representantes das Universidades HAMK e TAMK, com o objetivo de firmarmos uma cooperação internacional, que vise não somente o intercâmbio na área de ensino, mas também o desenvolvimento de projetos de pesquisa. A Universidade HAMK já recebe nossos alunos, por meio do Propicie, mas entendemos importante a ampliação desta ação para os nossos servidores”.

Com informações da Assessoria de Relações Externas.

Os comenários não estão permitidos.