IFSC conquista 30 medalhas e dois troféus no JIF Sul 2016

2. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Participar dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul), realizados em Blumenau entre 29 e 31 de agosto, tem um sabor ainda mais especial para os campeões das modalidades. Ao vencerem a prova, além de medalhas, eles conquistam uma vaga para os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, que serão realizados de 4 a 7 de outubro em Brasília. O IFSC foi o instituto com maior número de medalhas de ouro conquistadas (15), ao lado do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), além de ter saído com o troféu de campeão geral no atletismo feminino e no xadrez masculino.

No atletismo feminino, as cinco medalhas conquistadas por Ketlyn Zanette (100m, salto em distância, salto triplo, 4x100m, 4x400m) e as outras quatro conquistadas por Thaís da Silva, do curso técnico integrado em Informática do câmpus Chapecó (200m, 400m, 4x100m, 4x400m), ajudaram na performance da equipe. “Contando todos os jogos dos institutos federais que eu participei, já conquistei cerca de 20 medalhas. Acho que o nosso diferencial são os treinamentos diários, a dedicação e o esforço”, explica Kettlyn Zanette.

Thaís da Silva começou a correr há pouco tempo e já é um dos destaques da equipe. “Foi no IFSC que eu passei a treinar, se depender de mim, eu não quero parar porque me sinto bem correndo.”

A equipe do vôlei feminino do IFSC também conquistou a vaga para os jogos nacionais após vencer a equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O time, que tinha em sua base alunas do Câmpus Gaspar, recebeu para a competição atletas dos câmpus Araranguá, Florianópolis, Jaraguá do Sul e São José. “O ano passado nós também fomos para a final, mas perdemos para o IFPR. Acho que entramos em quadra com mais vontade de ganhar”, avalia a aluna Eloísa Martins, do curso técnico integrado em Vestuário do Câmpus Araranguá.

O professor de educação física Anderson Honorato, do Câmpus Gaspar, foi o técnico do time do vôlei. “As alunas dos outros câmpus, que vieram reforçar o time base de Gaspar, foram fundamentais para a vitória. Para os jogos nacionais, teremos que marcar mais treinos, como a maior parte das atletas é de Gaspar, a ideia é trazer as outras atletas para virem treinar na cidade.”

No xadrez, o IFSC foi campeão por equipes e no individual masculino com Matheus Wiltner, aluno do técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do IFSC. Ele ganhou quatro partidas e empatou uma, o que garantiu a primeira colocação. “É a primeira vez que eu participo do JIF Sul. Sou atleta da Fundação de Esportes de Jaraguá e me surpreendi com o alto nível dos jogadores que vieram para os Jogos.”

O professor de educação física Eduardo Borowski, do Câmpus Caçador, foi o técnico da equipe de xadrez. “Os atletas do IFSC se destacaram nos jogos porque se dedicam ao estudo de xadrez nas cidades onde vivem. Esperamos que os câmpus propiciem ainda mais momentos para que os alunos possam jogar xadrez porque quanto mais alunos jogarem, maior serão as nossas chances de medalhas.”

O IFSC estará em peso também no tênis de mesa dos jogos nacionais. Gustavo Wippel, aluno do câmpus Itajaí, foi campeão na categoria individual masculino. Ele conquistou ainda, junto com o Otávio Joaquim, do câmpus Criciúma, o tênis de mesa por equipe. Na modalidade duplas de tênis de mesa masculino também deu IFSC, com Nathan Mamedes e Fabrício Fialho, alunos do Câmpus Joinville.

Medalhas conquistadas pelo IFSC no JIF Sul 2016

Ouro (15)
Atletismo – 100m feminino
Atletismo – 200m feminino