Sepei 2016: veja como foi a cerimônia de abertura

16. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

abertura-sepei-2016De 13 a 15 de setembro, o Câmpus Criciúma recebe a quinta edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, o Sepei. A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (13) e os quase mil participantes inscritos, entre servidores, alunos e palestrantes externos, puderam sentir o clima do que os aguarda nos próximos dias. O tema do evento em 2016 é “A inovação como o diferencial empreendedor” e ele será explorado em diversas atividades culturais e acadêmicas.

abertura-sepei-2016-lucas-dominguiniAo diretor-geral do Câmpus Criciúma do IFSC, Lucas Dominguini, coube dar as boas-vindas aos participantes desta edição do evento, que está de volta após não ser realizado em 2015. “O Sepei volta pra casa, onde foi idealizado lá em 2011 e depois se tornou estadual. Agradeço os servidores pelo empenho e destaco aos visitantes que tudo o que construímos tem por finalidade mostrar o nosso trabalho pelo instituto”, disse. O diretor lembrou ainda que o câmpus conseguiu captar mais de R$ 300 mil em recursos extra-orçamentários por meio de projetos nas áreas de pesquisa e inovação. Para Lucas, o Sepei é um momento de projetar quais os objetivos do IFSC para essas áreas do conhecimento. “Buscamos uma programação diversificada, com isso debateremos o que nós queremos para a instituição no futuro”, finaliza.

abertura-sepei-2016-maria-claraA reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o esforço da instituição em realizar o evento, que segundo ela tem prioridade na formação dos alunos e como reconhecimento ao trabalho dos servidores. “Em momentos difíceis como este que estamos atravessando as escolhas são fundamentais, e nós escolhemos fazer o Sepei mesmo com essas dificuldades. Ele só foi possível graças aos recursos de todos os câmpus e, por isso, meu muito obrigado a todos os diretores-gerais”, agradece, estendendo os cumprimentos à Comissão Central pela organização do Sepei.

Para Maria Clara, o Sepei transforma-se numa oportunidade de mostrar para a sociedade os resultados obtidos pela instituição e seu poder de influenciar no desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, das regiões onde o IFSC atua. “Acreditamos que a educação é a ferramenta de mudança mais eficaz na vida das pessoas. E isso gera uma cadeia de outras mudanças, tanto na cidade, quanto na região onde ela vive. Além disso, queremos que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam responsáveis pela permanência e êxito dos alunos do IFSC, num esforço de que eles se formem com o compromisso de transformação social, econômica e cultural da sociedade”, completa.

abertura-sepei-2016-secretaria-municipal“Somos muito gratos por ter na nossa cidade um Instituo Federal. Santa Catarina tem se destacado na área da educação e acredito que esses resultados são fruto das parcerias entre as instituições e o IFSC é um grande parceiro do município, principalmente em projetos de formação e qualificação de professores da rede municipal. Só assim poderemos transformar o país, por meio de investimento em novas gerações”, complementa a Secretária Municipal de Educação de Criciúma, Rose Margareth Reynaud Mayr, que representou o poder público municipal na cerimônia.

Expectativa x objetivo

abertura-sepei-2016-anacletoApós a cerimônia, o palestrante Anacleto Ortigara, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) fez uma fala de motivação aos participantes, no sentido de estimulá-los a vivenciar o Sepei com objetivos, e não apenas com expectativas. “A maioria das pessoas realiza atividades com expectativas, que remete a uma condição de expectador, de quem não tem papel ativo. Ela não remete a atitudes. Mudem isso. Enquanto acadêmicos, estudantes e empreendedores tenham objetivos, com início, meio, fim, com medição de resultados e definição de indicadores”, comenta.

Para Anacleto, o que diferencia o empreendedor é que ele coloca em prática seus conceitos e é mais resistente a seguir o caminho comum, procurando sempre um novo rumo. Anacleto volta à programação na manhã desta quarta-feira (14) com a palestra “Construção de Iniciativas Empreendedoras”.

abertura-sepei-2016-1O Sepei é realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e segue até quinta-feira (15) com uma programação diversificada de palestras, oficinas, mesas redondas, atividades culturais e turísticas. Para saber mais, acesse o site do evento.

Acompanhe as fotos do evento no álbum do Facebook.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC

Tags:

Os comenários não estão permitidos.