Livro de alunas do Mulheres Sim do Câmpus Canoinhas é apresentado no 7º CBEU

6. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

Se a culinária é a mais nobre de todas as artes, como disse a escritora e doceira Cora Coralina, o que dizer da mistura de culinária com poesia, inclusão educacional e empoderamento feminino? A “receita” experimentada nas aulas do programa Mulheres Sim do Câmpus Canoinhas virou livro e foi apresentada no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), em Ouro Preto (MG), no dia 9 de setembro, pela técnica em assuntos educacionais, Ana Cláudia Burmester, que ministrou a disciplina de Linguagens para a turma da comunidade de Rio Vermelho, no município vizinho de Irineópolis, em outubro do ano passado.O livro Doces Palavras é uma compilação de textos, poesias e receitas apresentados pelas alunas, a partir da vivência, durante as aulas, dos poemas e receitas de Cora Coralina. Segundo Ana Cláudia, o livro representa apenas parte de um trabalho que possibilitou o contato das estudantes com textos verbais e não verbais, a partir dos quais elas pudessem refletir e, ao mesmo tempo, criar novos textos e usos para a linguagem nos seus meios sociais.

Para Ana Cláudia, independente do texto apresentado, a participação das alunas no trabalho já foi uma vitória. “Partimos de uma realidade na qual 70% do grupo demonstrou não ter interesse em trabalhar com produções escritas para, no final, chegarmos ao resultado de 77% de participação em uma atividade de produção escrita individual”, explica.

“Acredito fortemente no empoderamento proporcionado pelo trabalho com Linguagens. São oportunidades de ler, refletir e discutir sobre o que foi lido e colocar-se no papel de sujeito que fala, escreve e se comunica e que, por meio dessa comunicação, informa, relata, afirma, critica, emociona, influencia, recria.”

O livro Doce Palavras foi organizado por Ana Paula e pelo técnico de tecnologia da informação, Marcelo Alejandro Gonzalez Muniz, que também foi responsável pela diagramação. O trabalho está disponível na página do Câmpus Canoinhas.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC