ICHA 2016: cerimônia de abertura mostrou orgulho do IFSC em sediar o evento

11. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

icha-aberturaRepresentantes de 49 países estarão até a próxima sexta-feira (14) em Florianópolis para a 17ª Conferência Internacional de Algas Nocivas (ICHA, em Inglês), que acontece a cada dois anos e reúne especialistas mundiais que para discutir os impactos econômicos, sociais, em saúde pública, no turismo e aquicultura da ação da Maré Vermelha. Na abertura do evento, ocorrida ontem (10), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), anfitrião do evento, deu as boas-vindas aos mais de 400 participantes.

icha-reitoraA reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny, Schneider ressaltou o orgulho do IFSC em receber o evento, que está sendo realizado pela primeira vez na América Latina. “Temos na nossa missão desenvolver o ensino, pesquisa e extensão e um evento como este é uma honra para nós pois agrega essas áreas. Só tenho a agradecer os organizadores por um evento dessa grandeza”, comenta.

Também, ainda segundo a reitora, o ICHA é uma oportunidade de internacionalização da instituição. “Ao recebê-los (conferencistas) aqui queremos estreitar nossos laços, realizar parcerias e trocar experiências. É importante mostrar não apenas o que estamos fazendo, mas ver os modelos de outros lugares e buscar sempre melhorar”, finaliza Maria Clara.

icha-maria-proenca-maria-mathiasPalavras que foram corroboradas pelo professor Luís Antônio de Oliveira Proença, Chairman do ICHA 2016 e responsável pela candidatura da cidade em receber a conferência. “ Estamos profundamente honrados em ser o anfitrião do ICHA. É uma alegria não só para o IFSC, mas para todo estado e para o Brasil. Teremos especialistas de todo mundo discutindo sobre o assunto e será uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e estabelecer uma rede entre pesquisadores”, completa.

“Atualmente, são milhares de famílias que vivem da agricultura familiar no Estado e queremos acrescentar uma nova oportunidade que é a piscicultura. Já temos uma parceria com o IFSC com a monitoria de moluscos, onde se faz a análise e o fornecimento de informações para controle e monitoramento para decisão de contenção e garantindo a qualidade e continuidade da atividade econômica do estado. E esse evento vem ao encontro desse objetivo”, destaca Diretoria de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca de Santa Catarina, Hilário Gottselig.

Coral

icha-coralA apresentação cultural da abertura do ICHA ficou por conta da Orquestra do Câmpus Florianópolis do IFSC, que cantou músicas tradicionais de Florianópolis, entre ela o “Rancho de Amor à Ilha”, hino da cidade.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.