Curso ofertado pelo IFSC é fundamental para treinamento de pescadores
27. outubro 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias Três barcos de pesca naufragaram recentemente na região Sul do Brasil. Um deles próximo de Imbituba, em que estavam a bordo 24 tripulantes, sendo que 17 sobreviveram, um morreu e seis estão desaparecidos, um em São Francisco do Sul, em que havia cinco tripulantes, sendo que três foram resgatados e dois estão desaparecidos e um na Barra de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com quatro tripulantes, sendo que todos foram salvos . Em duas embarcações estavam pescadores que já foram alunos do Câmpus Itajaí do IFSC no curso de Pescador Profissional nível 1 (POP-N1) e que tiveram aulas de primeiro socorros, combate a incêndio e navegação. Conhecimentos que foram fundamentais para que eles sobrevivessem ao naufrágio do barco onde estavam.
Três barcos de pesca naufragaram recentemente na região Sul do Brasil. Um deles próximo de Imbituba, em que estavam a bordo 24 tripulantes, sendo que 17 sobreviveram, um morreu e seis estão desaparecidos, um em São Francisco do Sul, em que havia cinco tripulantes, sendo que três foram resgatados e dois estão desaparecidos e um na Barra de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com quatro tripulantes, sendo que todos foram salvos . Em duas embarcações estavam pescadores que já foram alunos do Câmpus Itajaí do IFSC no curso de Pescador Profissional nível 1 (POP-N1) e que tiveram aulas de primeiro socorros, combate a incêndio e navegação. Conhecimentos que foram fundamentais para que eles sobrevivessem ao naufrágio do barco onde estavam.
Elias da Silva, que fez o curso POP o ano passado e estava no barco que naufragou em Imbituba, conta que durante os cinco minutos em que o barco levou para naufragar, ele não esquecia a primeira aula do curso em que a professora Renata Acauan, do Câmpus Itajaí, perguntava “O que vocês fariam se o barco estivesse afundando?”. “Eu achei que todos iriam morrer, eu lembrei da aula e a primeira coisa que eu fiz foi colocar o colete e acionar o SOS. Eu coloquei o colete e joguei a pilha de colete para os outros, tinha alguns que nem sabiam como colocar. Tem que fazer o curso, cada aula tem que prestar atenção porque o negócio é sério. Aquela pergunta da prova me ajudou porque na hora eu lembrei o que eu respondi. Essas aulas salvaram a minha vida e eu estou aqui para contar história.”
 Andrei do Nascimento também foi aluno do curso POP nível 1 em Penha e precisou usar seus conhecimentos quando o barco que estava naufragou a cinco milhas da Barra de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. “Eu fiz igual fizemos na aula de salvatagem. Soltamos a balsa e eu e o meu amigo colocamos o colete, ele não sabia como amarrá-lo e eu o ajudei.”
Andrei do Nascimento também foi aluno do curso POP nível 1 em Penha e precisou usar seus conhecimentos quando o barco que estava naufragou a cinco milhas da Barra de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. “Eu fiz igual fizemos na aula de salvatagem. Soltamos a balsa e eu e o meu amigo colocamos o colete, ele não sabia como amarrá-lo e eu o ajudei.”
O IFSC é a única instituição de ensino, dentre as noves autorizadas pela Marinha do Brasil, a ofertar o curso de Pescador Profissional Nível 1 (POP-N1). O curso é obrigatório para todos os profissionais que atuam como pescadores ou para aqueles que pretendem ingressar nesse setor e precisam da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), que é emitida pela Marinha do Brasil. ” Só em 2016, foram ofertadas oito turmas do curso nas cidades de Barra Velha, Penha, Itajaí e Florianópolis. Nesses últimos casos de naufrágio, ficou ainda mais evidente a importância do treinamento. Um tripulante capacitado pode salvar a vida de muitos. Nós avaliamos que nesses casos, é preciso que haja no barco os equipamentos de segurança adequados, conhecimento e treinamento da equipe. O que nós observamos é que pela falta de treinamento, muitos entraram em pânico”, avalia o coordenador do Centro de Referência de Navegação e Pesca Marítima do IFSC (CNPmar), Benjamim Teixeira.
O curso POP nível 1 está sendo ofertado em Florianópolis e começarão novas turmas no dia 31 de outubro em Itajaí e 3 de novembro na capital.
Confira o vídeo da entrevista, feita pelo professor Benjamim Teixeira e pelo coordenador de Relações Externas do Câmpus Itajaí, Rafael Wielewski, com o pescador Elias da Silva.
Por Beatrice Gonçalves | Jornalismo IFSC


 Página no Facebook
 Página no Facebook Perfil no Twitter
 Perfil no Twitter Perfil no Instagram
 Perfil no Instagram Página no Linked-In
 Página no Linked-In Canal no Youtube
 Canal no Youtube