Servidor lança livro sobre Tecnologias Digitais em sala de aula

31. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Ruas, lares e empresas podem estar imersos na tecnologia digital, porém, em sala de aula, o mundo ainda é analógico. Professores têm na lousa e no giz seu principal suporte para ensinar. É o que aponta Alaim Souza Neto, que lança em novembro um livro sobre a relação do universo pedagógico com a cultura digital.

Há três anos, Neto conciliou a tese de doutorado em Educação que deu origem ao livro com sua função como técnico em assuntos educacionais pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSC. A pesquisa, concluída em 2015, mapeou o uso das tecnologias pelas escolas públicas de Florianópolis. Ele é o primeiro doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e leciona na Universidade de São José (USJ).

Neto trabalhou com a tese de que, apesar de haver políticas de inserção da tecnologia dentro das escolas, o recurso não é incorporado didaticamente no mesmo ritmo. Nas entrevistas com educadores sobre a aplicação dos instrumentos em sala de aula, surgiram diversas respostas. “Alguns professores têm insegurança, por achar que o aluno entende melhor a tecnologia do que eles”, comenta o pesquisador, que acredita que a tecnologia tem potencial para “mudar as posições de poder dentro da escola.”

Maria Clara Kaschny Schneider: “Tema complexo e instigante, oportuno e necessário para todos que se mobilizam pela educação e pela grande possibilidade de transformação que ela pode e deve provocar na vida de nossos estudantes”

O livro analisa também a presença de disciplinas instrumentais e reflexão teórica sobre tecnologia digital nos cursos de licenciatura. Neto espera atingir educadores e todos os interessados no tema. Para isso, adaptou a linguagem acadêmica para o público geral. A edição inicia com 200 exemplares para, em breve, ser lançado como e-book. O lançamento oficial acontece no dia 22 de novembro, na Casa da Cultura em São José (SC).

Ficha técnica

Livro: Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: discussões atuais aos professores

Autor: Alaim Souza Neto

Editora: Pimenta Cultural