Equipe do Câmpus Araranguá vai representar o IFSC na Olimpíada do Conhecimento

1. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

imagem_olimpiada_conhecimento_editadaA equipe do curso técnico integrado em Vestuário do Câmpus Araranguá vai representar o IFSC na Olimpíada do Conhecimento, que será realizada em Brasília, em novembro.

Os alunos vão participar da competição na área de Moda e Criatividade. Eles tiveram que produzir roupas customizadas, específicas para família, animais de estimação e multifuncionais/reversíveis. Foram criados 29 modelos e seis vitrines para exibição durante os dias de competição, de 11 a 14 de novembro.

A equipe é formada pelos alunos Ana Caroline dos Santos Souza, Emanuela Gonçalves Bellettini, Mickaela Feliciano Cardoso, Leonardo Barbosa Alexandre e Stella Moreira de Souza. A professora Angela Maria Kuasne da Silva Macedo, coordenadora do curso técnico concomitante em Têxtil, é chefe de equipe, contando também com a participação da professora Ana Cristina Ferreira Geraldo, avaliadora do MEC.

olimpiada_conhecimento_alunos

Equipe: Emanuela, Stella, Ana Caroline, Mickaela e Leonardo

A professora Ana Cristina conta que há dois anos participou do Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNq) para participar da olimpíada, porém, não chegou a competir. Nesse tempo, realizou competições internas no Câmpus Araranguá, para estimular os alunos a participarem desse tipo de atividade. Em 2016, acompanhou um aluno na classificatória para a competição internacional WorldSkills e, agora, está colaborando com os alunos na preparação para a Olimpíada do Conhecimento.

Realizada pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), recentemente a Olimpíada do Conhecimento passou a contar com competidores dos institutos federais. Segundo a professora, a competição será um desafio para os alunos, pois o IFSC ainda não tem a cultura de participar desse tipo de competição. “Trabalhamos intensamente desde a inscrição, principalmente nos últimos dois meses, fora do horário, nos finais de semana e nos feriados. É uma competição que exige muitos conhecimentos dos nossos alunos”, destaca.

Saiba mais:

imagem_olimpiada_conhecimentoA Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. No Brasil, é realizada a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai, Senac e dos Institutos Federais de Educação Profissional (Ifs). A competição consiste em execução de ocupações relacionadas aos cursos técnicos.

Este ano, a Olimpíada do Conhecimento será desvinculada das seletivas para a WorldSkills, competição internacional que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2017. Também deixará de ser uma competição individual e passa a ser um desafio por equipes multidisciplinares.

As equipes, de quatro a seis integrantes, competem nas seguintes áreas: Engenharias Agrícola e Pecuária; Moda e Criatividade; Serviços; Tecnologias de Manufatura e Engenharias; Tecnologia da Informação e Comunicação; Tecnologias da Construção Civil e Edificações Transporte e Logística.

As equipes de competidores desenvolverão projetos focados em soluções para empresas e/ou à comunidade, podendo ser julgados por uma banca de convidados. Os projetos deverão contemplar soluções ou melhorias para demandas específicas ou temas atuais propostos, com vistas a satisfação desses clientes.

Carla Algeri | Jornalista IFSC

Tags: