Projeto incentiva participação dos alunos no cotidiano do Câmpus Criciúma

1. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

priscila_projetoextensao_criciumaQuem circulou pelo Câmpus Criciúma do IFSC nos últimos dias notou alguns cartazes curiosos chamando atenção para questões relacionadas à boa convivência na instituição, cuidados com a limpeza e respeito aos colegas e servidores. Nos próximos dias, a comunidade acadêmica saberá do que tratam os cartazes: um projeto de extensão que pretende fortalecer a cultura de que a educação é feita por todos.

“A Educação para além de mim, com todos” é o nome do projeto, coordenado pela assistente de alunos Priscila Milaneze, em parceria com as também assistentes Thayse Gonçalves e Edna Della Bruna e pelo professor de artes Jonathan Braga. Nas últimas semanas, a equipe levantou, junto a servidores e alunos, alguns dos aspectos educacionais que podem ser melhorados no Câmpus: cuidado com o patrimônio e com a limpeza, conservação dos livros da Biblioteca, silêncio nos corredores nos horários de aula, boa convivência entre alunos e servidores, entre outros. O levantamento inicial serviu de inspiração para a criação dos cartazes que apareceram nos corredores na segunda-feira (31).

O próximo passo prevê a apresentação do projeto junto às turmas dos cursos técnicos integrados. As turmas serão divididas em grupos, e cada um receberá um tema a ser explorado por uma expressão artística, como charge, fotografia, vídeo, música e poesia, entre outros. Ao final, será realizada uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

O objetivo, explica Priscila, é conscientizar os estudantes para a importância de um cuidado permanente com estes aspectos educacionais. “Muitas vezes, os alunos estão tão imersos em suas atividades que não percebem essa necessidade. Queremos incentivar boas atitudes e dar visibilidade a essa percepção que temos, de que os alunos precisam observar estas questões relacionadas à preservação do patrimônio e à boa convivência”, explica a servidora, que é pedagoga e pós-graduada em Gestão Escolar.

Para a execução dos trabalhos, os alunos participarão de encontros orientados com a equipe responsável pelo projeto. O sorteio dos temas que serão trabalhados pelas turmas será realizado na próxima semana.

Daniel Cassol | Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.