Gestão pública e capacitação profissional é tema de aula inaugural

23. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

img_20161122_141326460_hdrA aula inaugural do curso de especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) promovida pelo o Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead) nessa terça-feira (22) abordou a importância da capacitação. Um painel sobre experiências e desafios da gestão pública foi apresentado pela atual pró-reitora de Administração, Aline Heinz Belo, e as servidoras que ocuparam a função anteriormente, Elisa Flemming Luz e Rosangela Casarotto.

As primeiras falas fizeram um resgate histórico da instituição e do próprio contexto do País. Rosângela esteve a frente do setor de Administração em um período de transição. Entre 2008 e 2011, o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet – SC) foi incorporado à Rede Federal de EPT com o nome de Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). “Na época, tivemos a missão de estruturar a expansão da Educação Profissional para as cidades do interior”, conta.

Elisa, que gerenciou a Pró-reitoria de Administração (Proad) entre 2011 e 2015, vivenciou o que pode-se chamar de época de ouro dos institutos federais. O orçamento proveniente do governo federal era maior e direcionado ao investimento. “Os câmpus estavam em evolução, então os processos na Proad eram intensos”, rememora a gestora.

A gestão de Elisa normatizou as licitações, contratos, engenharia, obras e investimentos. O orçamento também foi descentralizado, através da criação do Plano Anual de Trabalho (PAT), elaborado pelos câmpus e pró-reitorias. A tecnologia também se incorporou ao IFSC: diversos processos passaram por informatização e a comunicação com o Estado melhorou com as webconferências.

A atual pró-reitora de Administração, Aline Heinz Bello, comentou sobre o contexto do setor. São 39 servidores lotados em seis departamentos, responsáveis pela gestão dos recursos da instituição, fiscalização de 360 contratos e execução dos 146 pregões de compras de toda o instituto. A lista não acaba por aí. “A gestão da Proad é uma tarefa complexa e desafiadora, é preciso conhecer detalhes técnicos e assumir um papel estratégico na equipe”, lembra Aline, para quem o desafio tem sido buscar eficiência em tempos de crise financeira.

Conhecimento foi a palavra chave da exposição das três gestoras, que reforçaram a necessidade de se capacitar para as responsabilidades de um cargo na gestão pública. Outro ponto em destaque foi a necessidade de uma boa equipe para obter uma gestão eficiente.

Assista a aula na íntegra pelo canal IFSC TV e entenda como funciona a instituição na série Orçamento.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC