Games inovam metodologia em sala de aula
9. dezembro 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Caçador, MatériasQuem é ligado ao universo gamer sabe que é possível aprender sobre Grécia Antiga jogando God of War ou sobre a Idade Média em Assassin’s Creed. Assim como obras da literatura e do cinema, os jogos conseguem retratar épocas históricas de forma detalhada. Antes de ingressar no Câmpus Caçador como servidor em fevereiro deste ano, Marcione Nunes usava games em suas aulas de História. Agora, realizando mestrado profissional em Educação, ele está disseminando a metodologia a outros professores da rede pública.
A primeira edição da capacitação de 40h iniciou em novembro, com edital de apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Cerca de 20 professores do ensino básico do município estão participando do curso, que tem como objetivo incentivar metodologias mais dinâmicas no aprendizado dos estudantes.
Até mesmo jogos de construção simples podem auxiliar no ensino de áreas como idiomas e matemática. No decorrer das últimas semanas, os docentes adentraram a cultura gamer e conheceram ferramentas para criar seus próprios jogos. Por meio da plataforma Code, por exemplo, é possível criar games de forma intuitiva, mesmo sem ter domínio das linguagens da área, como o JavaScript.
Nunes, responsável pelo projeto, têm sentido um bom engajamento dos professores às novas tecnologias. Ele observou, na turma, muitos professores buscando alternativas ao modelo da lousa para lecionar as aulas. “A ideia é aproximar os professores da realidade dos alunos”, comenta o mestrando.
Haverá vagas para uma nova turma a partir de janeiro. Para registar interesse no curso, entre em contato pelo e-mail marcione.nunes@ifsc.edu.br ou no fone (49) 3561-5715.
Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC