Prêmio IFSC de Inovação vai reconhecer iniciativas em sala de aula e de gestão

6. março 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

Foi lançado nesta segunda-feira (6) o Prêmio IFSC de Inovação, que vai reconhecer iniciativas inovadoras de servidores, tanto em sala de aula quanto em práticas de gestão. As inscrições poderão ser feitas de 8 a 31 de março, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível na intranet.

Podem participar servidores em exercício no IFSC que não estejam usufruindo de afastamentos integrais. A inscrição poderá ser individual ou em equipe, devendo ser indicados até dois líderes de projeto. As iniciativas inscritas deverão ter execução no período de 2 de janeiro de 2015 a 30 de junho de 2017.

O prêmio está dividido em duas categorias:

Inovação em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica: podem ser inscritas práticas que resultem em melhores serviços para usuários internos ou externos, considerando a criação ou aprimoramento de processos, procedimentos ou produtos. Podem ser práticas que gerem maior motivação e qualidade de vida no trabalho; compartilhamento do conhecimento e cooperação entre servidores; permanência e êxito de discentes; interação entre ensino, pesquisa, extensão e gestão; otimização de tempo e recursos, entre outros.

Inovação em Sala de Aula na Educação Profissional e Tecnológica: nessa categoria, podem ser inscritas iniciativas que promovam a qualidade da educação no IFSC, contribuindo com o sucesso na execução das unidades curriculares, no fortalecimento do ensino e da aprendizagem e no êxito do aluno. Podem ser inscritas práticas quem promovam a qualificação do atendimento e acompanhamento do aluno; desenvolvimento de atividades com aplicações práticas; uso das novas tecnologias da informação e comunicação, entre outros.

Premiação

Serão selecionados três projetos vencedores em cada categoria, com entrega da premiação nas comemorações do aniversário do IFSC. Os primeiros colocados receberão, como prêmio, uma visita técnica em instituição de ensino internacional, em data a ser definida, além de certificados de premiação e direito ao uso do Selo IFSC de Inovação em materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas.

As iniciativas classificadas em segundo e terceiro lugares receberão certificados individuais de premiação e direito ao uso do Selo IFSC de Inovação e convite do Comitê Gestor do Concurso para representar o IFSC em concurso ou evento cuja temática seja inovação ou compartilhamento de boas práticas.

Além disso, as iniciativas vencedoras serão registradas no Repositório de Boas Práticas do IFSC, disponível na intranet.

Seleção

O processo de seleção será realizado em três etapas:

Triagem e conformidade: esta etapa consiste na conferência dos requisitos definidos no edital. O resultado desta etapa será divulgado dia 10 de abril;

Avaliação técnica: consiste na avaliação das práticas por uma Comissão de Avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital. Essa etapa consistirá em 70% da nota final do concurso. O resultado será divulgado até 5 de agosto;

Avaliação da gestão e dos alunos: avaliação das práticas pelos pró-reitores do IFSC, diretores-gerais dos câmpus, chefes e diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão, chefes de Administração e alunos. A nota desta etapa representará 30% da nota final do concurso. Esta etapa será realizada durante o Sepei 2017, onde os líderes de cada uma das cinco iniciativas finalistas farão uma apresentação oral.

Para saber mais, acesse a seção da Intranet destinada ao Prêmio.

Coordenadoria de Jornalismo

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.