Portal de Periódicos Capes disponibiliza base de dados em ciências biológicas, ecológicas e ambientais

22. março 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Notas

A comunidade acadêmica e científica brasileira tem acesso, por meio do Portal de Periódicos da CAPES, à base de dados BioOne Complete. A plataforma contém materiais publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global e ecologia. A disponibilidade do acervo varia de 1994 até o presente.

A editora, reconhecida pela pesquisa original em ciências biológicas, ecológicas e ambientais, atende quatro mil instituições em 138 países. Por meio da BioOne Complete, os usuários do Portal de Periódicos encontram um recurso com conhecimento atual, ferramentas e métodos necessários para avançar na descoberta científica e enfrentar adequadamente os desafios enfrentados por pesquisadores, conservacionistas e profissionais que estão de alguma forma conectados à área.

O Brasil está entre os cinco principais países que acessam a BioOne. A produção científica no país, relacionada aos assuntos cobertos pela base, abrange principalmente os temas abaixo, segundo a editora:

– Agronomia e Ciência de Cultivos;
– Conservação da Biodiversidade;
– Ecologia;
– Ecologia, Evolução, Comportamento e Sistemática;
– Entomologia;
– Ciência Ambiental;
– Silvicultura;
– Biologia Marinha e de Água Doce;
– Ornitologia;
– Paleontologia;
– Ciência Vegetal;
– Ciência Veterinária.

Os usuários do Portal de Periódicos podem acessar o material assinado pela CAPES por meio da opção Buscar base. Além disso, a biblioteca virtual oferece um guia de uso da BioOne na área de Materiais Didáticos. O tutorial apresenta um breve informativo sobre a abrangência da base e formas de uso da busca (simples e avançada), além de mostrar serviços e produtos. O usuário poderá visualizar dicas de pesquisa e modos de utilização de ferramentas de refinamento de resultados, como o uso de operadores booleanos e formas de truncagem. O guia está disponível em inglês.

Com informações Capes.

Os comenários não estão permitidos.