Aplicativo pode ser usado para administração de institutos federais de todo o país

12. abril 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Gestão de Pessoas, Matérias

selo_estrategia_fpolisO aplicativo Estratégia, desenvolvido para dispositivos móveis pelo professor Marco Antônio Neiva Koslosky, do Departamento Acadêmico de Saúde e Serviços do Câmpus Florianópolis, é uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada por todos os Institutos Federais do país. “O aplicativo permite que todos os servidores nos vários câmpus conheçam os objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e iniciativas da instituição”, explica Marco Neiva.

Utilizando a metodologia BSC desenvolvida na Harvard Business School, o aplicativo foi criado baseado na experiência dos Institutos Federais brasileiros – com indicadores de matrículas, evasão e êxito escolar, gastos, etc. – podendo ser utilizado em outros tipos de instituições, negócios e países. “A metodologia pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa. A intenção é de que o servidor, utilizando o aplicativo, enxergue o panorama no qual está inserido e consiga responder à pergunta ‘Qual é a minha responsabilidade nos processos institucionais?’”.

O Estratégia gerencia o desenvolvimento das iniciativas estratégicas associadas ao planejamento, mostrando o caminho crítico, níveis de execução e responsáveis. Ele também permite relacionar as ações ao orçamento proposto nos Planos Anuais de Trabalho.

O aplicativo foi patenteado pelo IFSC, sendo o autor coproprietário da iniciativa inovadora. “Além de uma importante ferramenta de gestão e compartilhamento de informações, o Estratégia deverá se tornar em uma fonte de receita para o Câmpus Florianópolis.

Dos recursos obtidos pelo licenciamento, 70% são do IFSC, divididos entre o NIT e o Departamento Acadêmico envolvido. Essas ações são um avanço nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação pois historicamente a academia no Brasil publica muito, mas patenteia pouco”, afirma o professor.

Esta iniciativa está concorrendo ao Prêmio IFSC de Inovação 2017, que visa reconhecer e disseminar iniciativas inovadoras na área de gestão da Educação Profissional e Tecnológica, representando o Câmpus Florianópolis.

Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo de divulgação do aplicativo:

Mais informações sobre o Estratégia podem ser obtidas pelo e-mail inovacao@ifsc.edu.br.

Sabrina Brognolli de Aquino | Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.