Fórum de Bibliotecas reúne servidores do IFSC no Câmpus Florianópolis

5. maio 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis

forum_biblioFoi realizado na última semana, nos dias 26 e 27 de abril, o 4º Fórum de Bibliotecas do IFSC, no Câmpus Florianópolis. O evento recebeu inscrições de todos os câmpus do IFSC, e foi marcado pela troca de informações e de experiências entre os participantes.

“Entendemos e enxergamos a importância que tem o trabalho o profissional bibliotecário no contexto institucional. Entendemos o espaço da biblioteca como um núcleo pensante da instituição, uma célula educacional que auxilia professores, alunos e demais membros da comunidade escolar, um espaço formador de potencial”, afirmou a diretora-geral, Andréa Martins Andujar, na abertura.

Para Augiza Anselmo, da biblioteca do câmpus e membro da comissão de organização do fórum, a experiência foi mais do que bem sucedida. “O evento foi pensando para verificar atividades técnicas e não técnicas. Hoje, as bibliotecas não são mais depósitos de livros, simplesmente. Somos disseminadores de informação e precisamos atender as necessidades dos usuários, inclusive de lazer, de ir lá na biblioteca entre uma aula e outra, ou durante o intervalo entre turnos. Precisamos ter o que chamamos de lado social das bibliotecas, que envolve cultura, lazer e atividades pedagógicas”, explica a bibliotecária.

Segundo Augiza, as bibliotecas e os servidores das bibliotecas do IFSC estão alinhados com essa visão, cada um dentro da sua realidade. “Cada região apresentou as ações de suas bibliotecas e todos aprendemos bastante com essa troca de informações e relatos”, disse.

Além do atendimento ao público e das ações de incentivo à leitura e ao conhecimento, a capacitação de servidores que trabalham no setor também é essencial para que os cursos de cada câmpus recebam boas notas em avaliações do Ministério da Educação (MEC).

Além de servidores do IFSC, o fórum contou com a colaboração e participação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal Catarinense (IFC), da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e os parceiros: Bibliotheca + 3M, ContentMind, EBSCO, Metalpox, ProQuest e SophiA.

forum_biblio2No momento de palavra, a Metalpox oficializou a entrega de um carrinho ergonômico para o câmpus, para facilitar as atividades inerentes a distribuição dos itens do acervo e também sorteou sorteou uma caneta banhada a ouro personalizada, contemplando a servidora Claire Aquino do Campus de Palhoça. “Apoiar um fórum como este que vai ao encontro de um dos princípios de nossa missão é, sem dúvidas, motivo de honra para nós da Metalpox. E portanto, registramos aqui nosso terno agradecimento a todos os servidores presentes que colaboraram deixando sugestões, as quais têm valor inestimável e especialmente, aos Servidores Camila Burin, Edinei Moreno e Marco Antônio que viabilizaram nossa participação neste evento digno de nota”, publicou a assessoria da empresa em seu site.

A empresa parceira ContentMind também realizou o sorteio de um curso online na área de gestão da informação. A contemplada foi Fabiana Alves dos Santos Schrodi, do Câmpus Geraldo Werninghaus.

forum_biblio3Do IFC, o bibliotecário Diego Monsani participou da mesa-redonda “Atendimento ao público em Bibliotecas: do ensino médio à pós-graduação”, que contava também com a presença de Gleide Ordovás da UFSC e foi mediada pela bibliotecária Augiza. Monsani apresentou conceitos sobre gamificação, que é a aplicação de elementos e design de jogos para solucionar problemas cotidianos, e suas possibilidades no ambiente da Biblioteca. O bibliotecário ainda apresentou alguns casos de sucesso pelo mundo da aplicação bem como relatou sua experiência prática de gamificação das atividades de Educação de Usuários, apresentadas em dissertação de mestrado.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.