Processo de Certificação de Saberes Profissionais seleciona alunos e professores para projeto

29. maio 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

posts_face_eja_transforma-09Servidores e alunos terão uma oportunidade para contribuir com as iniciativas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFSC. Está com inscrições abertas, até 12 de junho, o processo de seleção destinado a servidores e alunos bolsistas para atuação em projeto com o objetivo de contactar futuros alunos para o Processo de Certificação de Saberes Profissionais (Certific).

Os alunos e servidores selecionados terão como objetivo captar trabalhadores para participar do Certific. Os alunos que queiram participar precisam procurar professores interessados em fazer parte do projeto e elaboração de propostas.

O edital foi elaborado conjuntamente entre a Pró-reitoria de Ensino, por meio da Comissão Permanente de Integração dos Programas Sociais do IFSC (Cips) e a Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Diretoria de Extensão).

Segundo o diretor de Extensão, André Dala Possa, os servidores e alunos selecionados terão a incumbência de desenvolver projetos com as competências profissionais e o perfil exigido para cada profissão e apresentar aos potenciais alunos em empresas ou instituições em geral, por meio da busca ativa. “Esse edital materializa a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica.

A coordenadora de Reconhecimento de Saberes no IFSC, Claudia Hickenbick, destaca que este projeto foi lançado no contexto do curso “Diretrizes para Oferta de Educação de Jovens e Adultos no IFSC”. Nos meses de março, abril e maio, servidores do IFSC foram capacitados pela Cips para atuarem no Certific.

Como funciona:

Servidores efetivos do IFSC poderão submeter propostas diretamente no SIGAA. O coordenador deverá viabilizar a equipe executora multidisciplinar para conceber e executar o processo, com auxílio do diretor ou chefe Depe.

Cada proposta deverá ter, no mínimo, quatro membros da equipe executora multidisciplinar, sendo no mínimo dois professores da área do perfil a ser certificado, um membro do núcleo pedagógico do câmpus e um aluno de curso relacionado com a proposta.

As propostas deverão ser cadastradas exclusivamente por meio do SIGAA-Extensão. Após a finalização do cadastro, é necessário parecer da chefia imediata de todos os integrantes da equipe executora para que a proposta possa ser considerada submetida.

Cada projeto contemplado vai receber auxílio financeiro para um coordenador e até dois alunos extensionistas, por um período de cinco meses. O valor para os coordenadores será de R$ 250,00 por mês e R$ 100,00 para cada aluno.

Mais informações podem ser obtidas no Edital Proex-Proen 01/2017, sendo que no anexo há as orientações para elaboração do projeto. Dúvidas pode ser enviadas por meio do por meio do e-mail: extensao@ifsc.edu.br.

O que é o Certific:

Dentro das ações de educação de jovens e adultos no IFSC, a EJA, está a Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (Rede Certific). O objetivo é valorizar a experiência de trabalhadores por meio de um processo de certificação de saberes, possibilitando aos jovens e adultos, maiores de 18 anos, que estejam exercendo ou já tenham exercido uma profissão, o prosseguimento dos seus estudos ou o exercício profissional mais qualificado.

No Certific, o aluno passa por um processo para certificar sua experiência profissional. Ele pode obter diretamente a certificação, ser encaminhado para formação complementar ou para educação de jovens e adultos (EJA).

Clique aqui e saiba mais sobre o Certific no IFSC.

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.