Reitoras buscam apoio para emendas parlamentares
21. junho 2017 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, Matérias
As reitoras do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, e do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, se reuniram nesta terça-feira (20) em Brasília-DF com os deputados da bancada catarinense na Câmara Federal. O encontro, marcado com o coordenador da bancada, João Paulo Kleinubing, reuniu, além das reitoras, diretores-gerais de diversos câmpus das duas instituições que, juntas, possuem 37 unidades em Santa Catarina.
Em pauta, estava o pedido de apresentação de uma emenda parlamentar impositiva de bancada ao Orçamento Geral da União, com vistas à suplementação de verba, no valor de R$ 50 milhões, destinada a garantir a infraestrutura necessária para a completa estruturação dos câmpus em fase de implantação, bem como para viabilizar a realização das adequações necessárias às unidades existentes. Os parlamentares receberam materiais com informações sobre as duas instituições e assistiram a uma apresentação sobre o andamento das obras e os possíveis destinos dos recursos pleiteados.
“Sentimos que os parlamentares ficaram bastante sensibilizados. Eles vão analisar os pedidos e decidir coletivamente sobre como podem ajudar. Como é para o orçamento de 2018, acreditamos que até novembro teremos uma resposta”, comenta a reitora do IFSC.
Os cortes orçamentários dos últimos anos atingiram diretamente as duas instituições. Houve diminuição brusca nos valores de investimento, enquanto o custeio (gastos necessários para o funcionamento normal, como contas a pagar e insumos de sala de aula) crescem desde 2014.
Confira as obras que foram pleiteadas e seu custo (valores em reais):
Câmpus Canoinhas
Quadra Poliesportiva (2,5 milhões)
Galpão Industrial (300 mil)
Câmpus Criciúma
Bloco F – Salas de Aula e laboratório (2 milhões)
Câmpus Florianópolis
Reestruturação Elétrica (3 milhões)
Ampliação e reforma de laboratórios e salas de aula (2,5 milhões)
Câmpus Florianópolis-continente
Portaria e acesso (950 mil)
Investimento em equipamentos de laboratórios (2 milhões)
Câmpus Jaraguá do Sul – Centro
Quadra Coberta (2 milhões)
Câmpus Jaraguá do Sul – Rau
Bloco C – Salas de Aulas e Biblioteca (2,8 milhões)
Câmpus Lages
Unidade Didática Agroecológica (1 milhão)
Câmpus Tubarão
Bloco de sala de aulas (8 milhões)
Câmpus Palhoça Bilíngue
Quadra Coberta ( 1 milhão)
Câmpus Xanxerê
Bloco V – Salas de Aulas e Biblioteca (2 milhões)
Câmpus São Lourenço do Oeste
Nova Sede (2,5 milhões)
Centro de Referência em Formação a Distância (Cerfead)
Novo prédio Cerfead – Reitoria (9 milhões)
As obras totalizam mais de 41 milhões de reais e contemplam mais de 20 metros quadrados de estrutura. Além desses pedidos, também está incluída a criação de câmpus avançados nas cidades de Joinville, Guaramirim, Urussanga e Mafra.
Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC