IFSC realiza aula inaugural do primeiro mestrado profissional em rede

11. agosto 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Aula Inaugural Mestrado em Rede (4)Na última segunda-feira (7) foi realizada a aula inaugural do primeiro mestrado realizado em rede pelos Institutos Federais. O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica foi Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Aula Inaugural Mestrado em Rede (3)Ao todo, 18 instituições aderiram ao programa. O IFSC ofereceu 24 vagas e o processo seletivo contou com mais de 500 inscritos.  “O clima é propício para o diálogo. Essa diversidade de sujeitos atuando, professores do Brasil inteiro, vai propiciar uma riqueza de trocas de experiências, de debate, de aprendizagem e é isso que desejamos a todos alunos nesse momento. Somos seres inconclusos, temos muito a aprender.”, afirma Maria dos Anjos Viella, coordenadora local do programa, destacando a alegria dos estudantes com a oportunidade realizar um mestrado dessa importância.

Aula Inaugural Mestrado em Rede (5)Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Clodoaldo Machado, a alta concorrência mostrou a ânsia das pelo mestrado nessa área e a importância que ele pode ter no futuro da rede. “Meus parabéns aos 24 que iniciam hoje, foi um processo muito concorrido o que mostra a importância e a necessidade de se estudar a rede e a educação profissional e tecnológica. Vocês são pioneiros, sabemos das dificuldades que isso acarreta, mas também sabemos dos louros e êxitos de ser a primeira turma. Sabemos que nós também somos pioneiros nessa caminhada e que podem contar conosco”, completa.

Aula Inaugural Mestrado em Rede (6)A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o histórico de construção do programa, iniciado em 2010, e agradeceu o apoio conseguido até a sua implantação. Também, ressaltou a satisfação em realizar uma ação dessa para o segmento TAE dos servidores. “É uma alegria ver muitos servidores aqui, principalmente os técnicos administrativos. Sabemos que os docentes têm mais facilidade para realizar uma capacitação desse nível, e poder proporcionar isso aos técnicos é uma satisfação muito grande”, comenta. A reitora afirmou ainda a necessidade de realizar pesquisas sobre a rede federal, geralmente pesquisada por agentes externos. Para ela, o mestrado que inicia hoje pode contribuir para esse fim.

Aula Inaugural Mestrado em Rede (9)A aula inaugural contou com dois momentos: o primeiro, ministrado pela professora Lucília Regina de Souza Machado, da Universidade Federal de Minas Gerais, que falou sobre as “proposições para a pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica”. No segundo momento, foi a vez do professor Jarbas Novelino Barato, da Universidade São Judas Tadeu-SP, ministrar “A didática do saber técnico”. As duas falas podem ser conferidas na íntegra no vídeo abaixo: