Programa Aprendizagem no IFSC vai ser lançado em evento na Reitoria

11. agosto 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

O IFSC vai lançar nos dias 23 e 24 o programa Aprendizagem no IFSC, que vai ajudar na inserção de estudantes de cursos técnicos no mundo do trabalho. O lançamento vai ser em evento realizado no auditório da Reitoria, em Florianópolis.

O programa Aprendizagem no IFSC tem relação com o Decreto 5.598/2005, que regulamenta a contração de aprendizes pelas empresas. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos presenciais dos três tipos (integrado, concomitante e subsequente), vão poder trabalhar em empresas ainda durante o curso, em horários e condições condizentes com os estudos, na modalidade conhecida como “jovem aprendiz”, pelo período máximo de dois anos. O limite de idade para participar do programa é de 14 a 24 anos, com exceção de pessoas com deficiência, para as quais não há limite de idade.

“O objetivo do programa é qualificar a inserção do estudante e fortalecer a nossa relação com o mundo do trabalho”, destaca a técnica em assuntos educacionais Taira Franciele Skerke, da Pró-Reitoria de Ensino. O programa também pode ajudar a promover a permanência e êxito nos cursos do IFSC, já que uma das causas da evasão é o fato de muitos estudantes terem que optar entre trabalhar ou estudar.

O Decreto 5.598 estabelece que as empresas – menos as de micro e pequeno porte – devem contratar aprendizes em número equivalente a no mínimo 5% e no máximo 15% de seus trabalhadores. Essa modalidade de contratação é diferente do estágio, pois o aprendiz tem direito a salário-mínimo hora (proporcional à jornada de trabalho) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo.

O evento de lançamento do programa Aprendizagem no IFSC é destinado a coordenadores de cursos técnicos, chefes de departamentos de ensino, pesquisa e extensão e coordenadores de setores ligados à inserção dos estudantes no mundo trabalho (como setores de estágio) de todos os câmpus. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário online.

No primeiro dia, haverá capacitação com representantes do Ministério do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (pioneiro na implantação do programa Aprendizagem dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

No segundo dia de evento, haverá oficina, com atividade prática de cadastramento dos cursos do IFSC na plataforma Juventude Web, do governo federal. Os participantes devem levar notebook para o evento para poder realizar a atividade. Previamente ao evento, os câmpus devem fazer o pré-cadastro de seus cursos que vão integrar o programa, por meio de um formulário enviado pela Proen.

Confira abaixo a programação do evento do lançamento do programa Aprendizagem no IFSC.

23/08

Matutino

9h – Abertura e lançamento do programa Aprendizagem no IFSC

9h40 – O Programa de Aprendizagem – legislação, panorama nacional e perspectivas

Ministério do Trabalho, João Paulo Feitoza e Kamila Bezerra

10h50 – Coffee Break

11h10 – Programa de Aprendizagem no contexto catarinense – articulação com setor produtivo, oportunidades e desafios

Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina

12h30 – Almoço no Restaurante Saladas Grill,

Rua Profa. Sofía Quint de Souza, 138 – Capoeiras, Florianópolis – SC

 

Vespertino

14h – A Aprendizagem nos Institutos Federais – o Jovem Aprendiz no IFRN

Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Thiago Jose de Azevedo Loureiro

15h – Cursos de Aprendizagem – a Plataforma Juventude Web e o processo de análise dos cursos

Ministério do Trabalho, João Paulo Feitoza e Kamila Bezerra

16h – Relato dos câmpus – o Pré-cadastro, dúvidas e considerações

Câmpus do IFSC

17h às 19h – Confraternização

 

24/08

Matutino

09h – Oficina: os Cursos de Aprendizagem do IFSC

Fase 1: Adequações dos projetos (trazer notebooks)

10h30 – Coffee break

12h – Almoço no Restaurante Saladas Grill

Rua Profa. Sofía Quint de Souza, 138 – Capoeiras, Florianópolis – SC

 

Vespertino

14h – Fase 2: Cadastro dos Cursos de Aprendizagem do IFSC na Plataforma Juventude Web

16h – Coffee break

18h – Encerramento

Os comenários não estão permitidos.