Palestra estimula o desenvolvimento de habilidades interpessoais entre os servidores

8. setembro 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, Matérias

 

Qual a importância do bom relacionamento e da boa comunicação no ambiente de trabalho? E como que essas condições podem ser estimuladas, conquistadas e mantidas? Esses foram alguns dos temas abordados pela professora Andrea Valéria Steil nesta terça-feira (29), durante uma palestra para os servidores do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Cerca de quarenta pessoas, entre professores e técnicos-administrativos do câmpus, participaram da atividade.

Psicóloga de formação e doutora em Engenharia de Produção, a pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destacou na palestra a importância das habilidades interpessoais. “Se, por um lado, é muito importante termos a competência técnica, por outro é fundamental entendermos que o nosso trabalho é cada vez mais realizado com outras pessoas. Por isso eu preciso me relacionar positivamente com os outros, de forma adequada, construtiva e duradoura”, afirma.

Para a especialista, o desenvolvimento das habilidades interpessoais não depende apenas dos profissionais, mas também das organizações. “Essas habilidades são diferentes do conhecimento que podemos adquirir em livros, palestra e filmes. As habilidades requerem o conhecimento e o treino. Uma habilidade interpessoal como a comunicação exige que eu me expresse bem e consiga passar com clareza a minha ideia pra o outro. E quando eu escuto eu preciso prestar atenção ao conteúdo e também ao afeto presente na mensagem. Nesse sentido, as empresas podem proporcionar o treino desses elementos, para que as pessoas desenvolvam suas habilidades, inclusive com feedback para elas saberem como estão se saindo”, explica.

A atividade realizada no IFSC foi organizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do câmpus. Segundo a coordenadora da CGP, Samanta Teles, a palestra deve contribuir para estimular as relações interpessoais dos servidores e melhorar a produtividade, a comunicação e o ambiente organizacional dentro da instituição. “A comunicação é a base para qualquer boa relação. Ter boas relações no trabalho é um ótimo negócio para todos os envolvidos, visto que é necessário conciliar o respeito, a cordialidade e o convívio entre os colegas”, destaca.

Clique aqui e veja fotos da atividade realizada nesta semana.

Por Comunicação Câmpus Jaraguá do Sul – Rau

Os comenários não estão permitidos.