Câmpus Gaspar recebe um dos maiores eventos sobre negritude, gênero e raça do país

22. setembro 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

De 9 a 11 de novembro, o Câmpus Gaspar do IFSC irá sediar a 6ª edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça, o Sernegra 2017. O evento reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior para debater a temática “Educação, Transdisciplinaridade e Diáspora”. Esta será a primeira edição em que o Sernegra será realizado de forma itinerante. O evento é aberto ao público, mas para participar é preciso fazer inscrição através deste link. Até 16 de outubro, é possível também submeter resumos para as comunicações orais.

O evento foi idealizado pelo grupo de pesquisa “Estudos culturais sobre classe, gênero e raça” do Instituto Federal de Brasília (IFB) e vem sendo realizado todos os anos desde 2012. A edição de 2017 será a primeira a ser realizada fora de Brasília.  “É importante que essas discussões sejam levadas para diferentes regiões do país e que seja feita esta troca de experiências de como essas temáticas vêm sendo trabalhadas no nosso dia a dia”, avalia a vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Câmpus Gaspar, Renata Pimenta.

Serão realizados seminários, oficinas, painéis temáticos e pôsteres que abordarão temas como enfrentamento do racismo, ações afirmativas, identidade de gênero, raça e classe. Na programação também estão previstas apresentações culturais. “Em um momento em que a gente vem observando uma variedade de discursos conflitantes sobre as questões étnico-raciais, isso realça ainda mais a importância das discussões que serão feitas no Sernegra. Eu destaco o papel do Neabi do Câmpus Gaspar em trazer essas discussões para o Câmpus e pelo trabalho que vem sendo feito pela equipe para a promoção do evento. Sediar o Sernegra fortalece ainda mais o nosso compromisso com os direitos humanos e com a inclusão dos sujeitos”, avalia a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

Convocatória fotográfica

Durante o Sernegra 2017, será realizada uma exposição fotográfica sobre “Negritude, gênero, raça e empoderamento feminino”. Alunos e servidores do IFSC e membros da comunidade externa que queiram expor suas fotografias sobre esses temas podem se inscrever até 20 de outubro diretamente no Câmpus ou enviar a inscrição e as fotografias pelos Correios.

Cada participante poderá enviar até três imagens para as modalidades colorida e preto e branco. A fotografia deverá ser entregue em papel fotográfico ou gramatura acima de 180g, papel branco, em formato no mínimo 20×30 cm. No verso, deverá conter uma etiqueta com o nome, o título, o ano e o local do registro. A fotografia deverá ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de trabalho já existente bem como não poderá ser resultado de montagem em programas de edição, colagem ou outro processo.

Para acessar o regulamento da convocatória fotográfica, clique aqui.

As inscrições encaminhadas pelos Correios devem ser enviadas para a coordenação pedagógica do Câmpus Gaspar através do endereço: Rua Adriano Kormann nº 510, bairro Bela Vista, Gaspar (SC), CEP: 89111-009. Mais informações sobre a convocatória fotográfica devem ser enviadas para  arte.ifscgaspar@gmail.com.

Por Comunicação Câmpus Gaspar