Evento organizado pelo IFSC é premiado em Florianópolis

27. setembro 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

biotec-garopaba-icha-1A 17ª Conferência Internacional de Algas Nocivas (International Conference on Harmful Algae, ICHA em Inglês) venceu o prêmio de Melhor Evento Internacional captado/realizado em cerimônia promovida pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau. O ICHA aconteceu em Florianópolis de 9 a 14 de outubro de 2016, por iniciativa do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Itajaí, onde o há Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (LAQUA-Itajaí/RENAQUA).

O evento foi uma promoção da Sociedade Internacional para o Estudo das Algas Nocivas (International Society for the Study of Harmful Algae – ISSHA) e organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e pela Associação Latino-americana para o Estudo das Algas Nocivas (Alean), com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Comissão Intergovernamental de Oceanografia. Foi a primeira vez que o evento foi realizado na América Latina. Representantes de 49 países compareceram ao evento, realizado no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul).

Proença“Foi uma honra. Esse prêmio é fruto de um trabalho de uma equipe bastante profissional e comprometida com o evento, desde sua captação em 2012 até a realização. O nosso maior desafio foi manter a qualidade do evento que a associação internacional exigia.”, comemora Luis Antônio de Oliveira Proença, professor do Câmpus Itajaí, que foi quem recebeu o prêmio como captador do evento.

Proença completa afirmando que o ICHA realizado em Florianópolis proporcionou uma maior inclusão dos participantes. “A média do valor de inscrições para um evento desses é de 800 dólares e nós conseguimos fazer com uma média de 200. Parece muito, mas em se tratando de um evento internacional é um valor bastante razoável. Isso promoveu uma maior inclusão de estudantes e pesquisadores da América Latina. Ficamos muito satisfeitos. Foi um marco na minha carreira e vai ficar marcado no história do IFSC também”, finaliza.

O evento será realizado na França no ano que vem. Em 2020, a sede será o México.

IFSC premiado pela segunda vez

O IFSC já foi premiado pela entidade anteriormente. Em 2012, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica venceu na categoria “Evento Realizado em 2012”. Ele ocorreu de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis. O IFSC, como Secretaria Executiva do evento, coordenou a sua organização. O Fórum Mundial reuniu cerca de 16 mil pessoas de todo o País em uma estrutura montada no Centro de Convenções Centrosul e na passarela de samba Nego Quirido. A grandiosidade e o sucesso do evento renderam ao IFSC o prêmio.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC