Uso da matemática nas aulas de Vestuário é tema de capítulos de livro
11. outubro 2017 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Gaspar, Gestão de Pessoas, MatériasA professora Vanessa Oeschler (à direita na foto), do Câmpus Gaspar, é autora de dois capítulos do livro Matemática com arte: sugestões de atividades interdisciplinares, nos quais relata a experiência nas aulas dos cursos técnicos em Vestuário e Modelagem do Vestuário em que, a partir da matemática, foram feitas roupas para bonecas, origamis, construção de polígonos e poligramas, a isometria nos bordados e produzidos vídeos.
“Nos dois capítulos que escrevi, ‘Construção de roupas de boneca e geometria’ e ‘A arte de vestir fractais’ relato atividades em que discutimos geometria na construção de moldes de roupas para bonecas e estudamos números complexos na construção de fractais, que são estruturas geométricas geradas a partir de números complexos, para estampas de roupas.”
Vanessa é uma das organizadoras do livro, junto com Júlia Wrobel, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e a professora aposentada Clarissa Trojack. A publicação, que traz propostas de atividades para aplicação em sala de aula, foi lançada em 5 de outubro no VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, em Canoas (RS), pela editora Appris.
“É um livro descomplicado, com atividades simples e que fascinam. Tem-se a pretensão de mostrar atividades que toquem o coração dos alunos, que desmitifiquem a dureza e abstração da Matemática e, principalmente, que sejam motivadoras e de grande contribuição para as salas de aula brasileiras”, explica a professora dp IFSC.
Por Beatrice Gonçalves / Jornalista IFSC