Está disponível a versão digital do livro Ensino Médio Integrado no Brasil

27. outubro 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

Lançado em meados setembro, o livro “Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios” traz reflexões sobre as mudanças ocorridas no segmento educacional do País, assim como as boas práticas que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem realizado em relação ao tema. Publicado pela Editora IFB, a versão digital do exemplar já está disponível.

Com 35 artigos, a obra aponta estudos que levarão o leitor a analisar a articulação entre o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura ao longo do processo formativo do estudante. A importância da formação ampla, a necessidade de democratizar o acesso ao aprendizado, a relação curricular do ensino com a pesquisa e extensão, a leitura histórica sobre a reforma do ensino médio e o modelo de educação integral transformador ofertado nos últimos anos pelas instituições da Rede, são alguns dos temas abordados no livro.

De iniciativa dos integrantes da Câmara de Ensino e do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a publicação foi organizada pelo coordenador do FDE, Adilson Araújo e pelo professor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Cláudio Nei Nascimento.

Para Cláudio, o livro reforça o projeto de ensino médio da Rede Federal, que busca integrar saberes, pessoas, processos e ações em uma sociedade em constante transformação. “É importante levar em consideração que o ser humano merece compreender o mundo e suas contradições. Essa concepção de formação integral busca também romper com a ideia que desconsidera o ser humano em suas múltiplas dimensões”, apontou.

Clique aqui para acessar a versão digital da obra.

Por Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: , , ,