Módulo Acadêmico do Sigaa começa a funcionar para todos os cursos em 2018

1. dezembro 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas

selo_noticia_sigaa_IFSCA partir do ano que vem, todos os estudantes do IFSC terão acesso a um novo Portal do Aluno. A mudança é resultado da implantação do módulo Acadêmico do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), um trabalho que começou no ano passado e envolve servidores da Reitoria e de todos os câmpus. Com a adoção do SIGAA, o atual sistema Isaac deixará de ser utilizado.

Para que os alunos tenham acesso aos diversos serviços e informações disponibilizadas no novo Portal do Aluno, vários servidores do IFSC estão trabalhando e trabalharão diariamente no módulo Acadêmico do SIGAA. No dia a dia, quem mais será beneficiado pela ferramenta – além dos alunos -, serão os docentes, os coordenadores de curso e os servidores que atuam nos setores de registro acadêmico e nos núcleos pedagógicos.

Entre as vantagens do novo sistema, está a integração de processos que envolvem atividades de coordenação de curso, discente, docente e núcleo pedagógico. “O SIGAA automatiza vários processos, o que facilita  a obtenção de informações gerenciais”, destaca a diretora de Estatística e Informações Acadêmicas do IFSC, Elisa Flemming Luz.

Como todo processo de mudança, Elisa explica que será preciso haver uma mudança da cultura institucional. “Temos um série de processos que até então eram feitos de um jeito, num sistema limitado, e o SIGAA chegou para ampliar as possibilidades para os alunos e mudar para melhor o nosso jeito de trabalhar”, ressalta a diretora.

Benefícios para os servidores

O docente conseguirá visualizar on-line a vida acadêmica do aluno e informações dos cursos em que ministra aulas. A ferramenta permite também a criação de um ambiente virtual de aprendizagem integrado por turma, elaboração de enquetes, fóruns e acesso à biblioteca para identificar a necessidade de compra de livros (requisição automática). Toda a parte de diário de classe, plano de ensino, lançamento de frequência e de notas e cálculo automático das médias será feita pelo SIGAA.

Já o coordenador de curso conseguirá fazer o acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes de forma individualizada, por turma ou unidade curricular, e poderá fazer toda a comunicação com alunos e professores via sistema. O SIGAA permitirá ainda fazer o requerimento de matrícula com a análise de prioridade calculada pelo sistema (CAA, aluno do curso, ingressante etc) e auxiliará na organização dos horários das aulas e de pré-requisitos e equivalentes, que são identificados pelo sistema automaticamente.

Quem trabalha no Registro Acadêmico, perceberá a automatização de processos e uma agilidade na sua rotina. “Com uma ferramenta mais robusta como o SIGAA, os setores conseguirão gerar relatórios mais adequados para preenchimento dos sistemas do MEC e censos”, ressalta Elisa.

Os servidores que atuam nos núcleos pedagógicos dos câmpus poderão fazer o acompanhamento do aluno em tempo real, tendo acesso a relatórios e consultas de diversos dados dos discentes. Pelo SIGAA, também poderão fazer o acompanhamento do planejamento do docente, facilitando o processo de capacitação e apoio ao profissional.

Transição

Os trabalhos para a implantação do novo sistema acadêmico começaram no início de 2016, quando uma comissão – envolvendo servidores da Reitoria e dos câmpus – foi formada para propor customizações ao módulo acadêmico do SIGAA. “Tínhamos o Regulamento Didático-Pedagógico aprovado e precisávamos adequar o sistema às nossas normas”, explica Elisa.

Essa etapa terminou no início deste ano dando início a uma série de testes no sistema com projetos pilotos, em que alguns cursos foram sendo cadastrados. A partir de agosto, todos os alunos que ingressaram em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no IFSC já foram cadastrados no SIGAA.

No segundo semestre deste ano, também foram realizadas capacitações com servidores que trabalham no setor de Registro Acadêmico, com coordenadores de cursos e docentes. Em paralelo, todos os dados dos alunos matriculados no IFSC foram migrados para o SIGAA. “Agora, os coordenadores de cursos estão conferindo os históricos dos discentes e fazendo ajustes quando necessário”, conta Elisa.

Dois momentos irão marcar a adoção plena do módulo Acadêmico do SIGAA: as rematrículas de quem já é aluno (de cursos técnicos concomitante, subsequentes e de graduação) de acordo com os calendários dos câmpus e as matrículas de novos alunos que irão ingressar em cursos em 2018.1, conforme calendário dos editais do Departamento de Ingresso. “Teremos um período de transição, mas, a partir do final deste ano, todo o processo de matrículas e rematrículas será feito pelo SIGAA”, ressalta a diretora de Estatística e Informações Acadêmicas.

Sobre o SIGAA

SIGAA é um dos quatro sistemas que integram o Sistema Integrado de Gestão (SIG), adquirido pelo IFSC em 2013 e que permite a integração de diversos sistemas em uma plataforma única, facilitando o acesso à informação e agilizando os processos da instituição. Ele é composto por módulos que congregam atividades acadêmicas relativas ao ensino, pesquisa, extensão, monitoria, ensino a distância, bibliotecas, estágio, entre outras.

O módulo Ouvidoria foi o primeiro a ser utilizado no final de 2014. Já o módulo Extensão começou a funcionar no início de 2017 e o módulo Pesquisa também começou a ser implementado neste ano. A previsão é que em janeiro entrem no ar também os módulos Lato Sensu e Stricto Sensu.

Além do SIGAA, já estão em funcionamento o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e o Sistema de Administração dos Sistemas (SIGAdmin). Está em desenvolvimento ainda pelo IFSC o Sistema de Concursos (SIG Certame)

Dúvidas

Um tutorial para utilizar o SIGAA está disponível on-line para servidores e alunos (veja aqui). Além disso, cada câmpus possui um representante docente que atua como articulador para a implantação do módulo Acadêmico e que pode ser procurado em caso de dúvidas. Clique aqui e veja quem procurar no seu local de trabalho.

 

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Um comentário até o momento. em "Módulo Acadêmico do Sigaa começa a funcionar para todos os cursos em 2018"

  1. MARGARETH RIBEIRO disse:

    BOM DIA,

    VOCES JA FAZEM AS COMPRAS DE LIVROS,VIA SUGESTOES SIGAA. POSSUEM ALGUM TUTORIAL SOBRE ESSE ASSUNTO? OBRIGADA.