Cerfead seleciona projetos para apoio à produção de material didático e capacitação em EaD

22. fevereiro 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Centro de Referência em Formação e Apoio à EaD (Cerfead) dará apoio à produção de materiais didáticos a serem utilizados em unidades curriculares ou cursos de capacitação a distância ofertados no IFSC no segundo semestre de 2018. A seleção dos projetos será feita por meio do Edital 001/2018/Proen, que está com inscrições abertas até o dia 2 de março. Além de orientar a produção dos recursos didáticos a serem utilizados de acordo com o perfil dos cursos, a equipe do Cerfead será responsável também por capacitar os responsáveis pelas unidades curriculares ou capacitações.

O objetivo do edital é organizar o cronograma de atendimento aos câmpus e Reitoria por parte do Cerfead, como previsto na Resolução Cepe nº 4/2017, que estabelece diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância no IFSC. Até 20% da carga horária total dos cursos presenciais podem ser ofertados na modalidade a distância, segundo a mesma resolução.

O apoio e capacitação ofertados envolvem procedimentos técnicos relacionados ao trabalho de produção de material didático para EaD, como desenho educacional, organização do ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVEA), design gráfico e instrucional e apoio à elaboração de atividades de estudos e instrumentos avaliativos. Esse apoio, contudo, está condicionado à disponibilidade da equipe do Cerfead, bem como à complexidade dos materiais planejados e seu momento de entrada no processo de produção.

Além de apresentar os PPCs dos cursos aprovados no Cepe, os câmpus interessados devem garantir a disponibilização da carga horária dos servidores que atuarão na produção dos materiais ou cursos de capacitação, elaborar os conteúdos e atividades e respeitar os prazos de produção estabelecidos pela equipe. As unidades curriculares ou cursos de capacitação devem ser ofertadas em 2018.2.

As inscrições devem ser feitas por meio dos formulários: para unidades curriculares e para cursos de capacitação. Após análise das propostas por uma comissão composta por servidores da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), os resultados serão divulgados no dia 9 de março. Após período para recursos, o resultado final será divulgado no dia 16 de março na página do Cerfead na Intranet.

Mais informações no Edital 001/2018/Proen

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.