Nova presidente da Comissão de Ética do IFSC toma posse

2. abril 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias

gabriele_comissaodeetica_ifscTomou posse na segunda, dia 2, a nova presidente da Comissão de Ética do IFSC, a assistente de alunos e coordenadora de Extensão e Relações Externas do Câmpus Tubarão, Gabriele Mendes da Silva. Gabriele, 34 anos, é servidora do IFSC desde 2013 e atuou por dois anos no Câmpus Itajaí antes de ir para o Sul do Estado. Junto com ela, tomaram posse novos integrantes da comissão e representantes locais do órgão nos câmpus.

Gabriele foi indicada pelos próprios integrantes da Comissão de Ética para o cargo e considera que a experiência na presidência do órgão, com mandato de três anos, vai ser um “desafio e um aprendizado”. “Sinto que o grupo vai pegar junto comigo e isso vai ajudar muito”, afirma. Ela avalia que o principal objetivo de sua gestão seja fazer um trabalho educativo com os servidores com o tema ética.

Também tomaram posse como novos integrantes da Comissão de Ética os servidores Fernando Goulart Rocha (Florianópolis-Continente) e Jacqueline Besen (Reitoria) e os representantes locais Felipe José Schmidt (São Carlos), Juliane Bubniak Ortiz da Boa Ventura (Canoinhas), Mateus Bizzotto Nunes (Gaspar) e Nilo Otani (Reitoria).

Despedindo-se do cargo de presidente da Comissão de Ética depois de dois anos nessa função, o também assistente de alunos Valdeci Reis, do Câmpus Florianópolis-Continente, considera que a principal função do órgão é o trabalho educativo e preventivo. “Os representantes locais têm o desafio de aprimorar esse trabalho nos câmpus”, comentou. Ele lembrou como um dos desafios da futura gestão o tratar da preparação para os processos eleitorais da instituição que devem ocorrer no ano que vem.

comisaodeetica_ifsc

Para a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, o grande mérito da última gestão foi deixar mais claro qual o papel da Comissão de Ética. “Vejo que avançamos muito nos últimos anos. O IFSC tem cerca de 2,7 mil servidores e precisa estar organizado para lidar com os conflitos”, disse.

A nova composição da Comissão de Ética reuniu-se pela primeira vez logo após a cerimônia de posse, na sala de reuniões da Reitoria, para planejar as ações de 2018. Entre elas, está a realização de um seminário com comissões de ética e dirigentes de gestão de pessoas de outras instituições de ensino da Região Sul.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC