Cenário, permanência e êxito da EaD são discutidos em encontro de coordenadores de NeaDs

5. abril 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

O IFSC conta atualmente com mais de 5 mil alunos matriculados em seus cursos de Educação a Distância (EaD), seja de educação profissional técnica de nível médio, graduação, pós-graduação (especialização e mestrado), qualificação profissional ou idiomas, especialmente pensados para atender às necessidades de formação em cada área. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem diploma ou certificados com o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais.

DSC_0020 editada e cortada maior
Tendo em vista esse quadro e a missão de institucionalização da EaD no IFSC, acontece nesta quarta (4) e quinta-feira (5), o 1º Encontro dos Coordenadores de Núcleo de Educação a Distância (NeaDs),  organizado pela Coordenação de Articulação de EaD do Cerfead, professora Sabrina Bleicher, em conjunto com a equipe docente da área de EaD e Tecnologias Educacionais, equipe pedagógica e chefia do Departamento de EaD do Cerfead. Neste ano, o evento teve como objetivo capacitar e discutir aspectos legais, pedagógicos, tecnológicos e institucionais relacionados à Educação a Distância e aos procedimentos e aos fluxos institucionais da EaD no IFSC. Os NEaDs são espaços de desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas dos cursos a distância, nos câmpus do IFSC. Atualmente, dos 22 câmpus do IFSC, 18 possuem NEaD e 2 estão em processo de avaliação (Câmpus São Lourenço do Oeste e Urupema), e desse total, 19 estão presentes no Encontro, que visa ainda traçar metas, definir estratégias, trabalhando com a permanência e êxito também como um desafio.

Uma das pautas de discussão no evento é o atual cenário da Educação a Distância nos Câmpus do IFSC. A professora, Carolina Lengert, destaca a atuação do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), apresentando o trabalho desenvolvido para a permanência e êxito do aluno dessa modalidade de ensino.

O coordenador do NeaD do Câmpus Caçador, Lucio Galvão Mendes, ressalta a iniciativa de ter aumentado o incentivo na utilização dos 20% da carga horária dos cursos presenciais a serem trabalhados a distância.

Já o coordenador do NeaD Garopaba, Mauro Lorençatto, fala da atuação da Educação a Distância naquele Câmpus.

Segundo o membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), João Vianney, o perfil dos alunos que estudam a distância no Brasil é um indicador seguro do caráter inclusivo da modalidade. Conforme dados da ABED, nos cursos totalmente a distância, mais de 65% dos estudantes também são trabalhadores.

O Cerfead oferece os seguintes cursos:

Cursos do Cerfead:
Especialização em Gestão Pública para a Educação Profissional e Tecnológica
Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica
Especialização em Tecnologias para Educação Profissional

FIC Tecnologias Para Educação
FIC Planejamento E Desenvolvimento De Cursos Na Modalidade Ead
FIC Educação A Distância: Tutoria E Mediação Pedagógica
FIC Orientações Iniciais para a EaD
FIC Avaliação do Ensino e Aprendizagem
FIC Educação Especial: Perspectiva da educação Inclusiva
FIC Práticas Extensionistas com base na Inovação Social
FIC Responsabilidade Socioambiental
FIC Gestão: Trabalho em Equipe
FIC Português como Língua adicional
Programa de Ambientação de Servidores e Recepção de Docentes do IFSC

Ofertas UAB:
Especialização em Formação Pedagógica para docência na Educação Profissional e Tecnológica
Especialização em Gestão Pública
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica Na Modalidade Educação de Jovens e Adultos
Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica

Oferta Mediotec:
Técnico em Administração

Oferta de Apoio aos Câmpus:
Oferta Mediotec:
Técnico em Administração
Técnico em Informática
Técnico em Logística
Técnico em Recursos Humanos

UAB:
Especialização em Gestão pública Municipal (Câmpus Caçador)
Especialização em Ensino Integrado de Filosofia, Geografia, História e Sociologia para Professores da Educação Básica (Câmpus Criciúma)
Especialização em Gestão em Saúde – Campus Florianópolis
Especialização em Mídias na educação – Campus Florianópolis
Especialização em Ensino de Ciências – Campus Florianópolis
Tecnólogo em Gestão Pública – Campus Gaspar

Além de:
Cursos de formação de professores da educação básica nas áreas de matemática, física, química, história, geografia, língua portuguesa, biologia e matemática para séries iniciais – Câmpus Criciúma Oferta própria

Para conhecer mais a atuação da Educação a Distância do IFSC, clique aqui e assista o vídeo explicativo, produzido pelo Cerfead.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.