Reitora do IFSC esclarece reunião na Setec sobre reordenamento dos câmpus em SC
9. abril 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Notas
Na tarde de hoje (9), as reitoras do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, estiveram em Brasília em reunião, a convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Em pauta estava a apresentação de proposta para o reordenamento dos câmpus dos Institutos Federais em Santa Catarina.
A reunião foi coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal da Setec e foram apresentadas simulações para reordenamento dos câmpus com base em estudos iniciais de configuração demográfica. “São estudos preliminares e exploratórios, que não serão implementados sem amplo debate, pois demandam, além do aprofundamento técnico, uma mobilização da comunidade, recursos financeiros e tratativas legais que não estão em curso no momento”, esclarece a reitora Maria Clara.
A reitora do IFSC esclarece que tratou-se de uma apresentação e que não há agenda ou novos encaminhamentos sobre o assunto. Também reforça que nenhum movimento nesse sentido será feito sem a consulta e o debate das comunidades acadêmicas das duas instituições.
Não tem nenhuma lógica esta nova configuração dos institutos.
Não há diminuição de custos e despesas nenhuma.
Se fosse para diminuir ou extinguir os milhares de cargos de direção, FG’s e prós reitorias que existem no 2 institutos, tudo bem, mas não há qualquer menção neste sentido.
Vai diminuir a evasão com esta nova proposta?
A quem interessa esta mudança?
É de suma importância a transparência e o amplo debate.
Quais são as simulações apresentadas?
Pq o setec quer reordenar os campus?
Bom dia!
Solicito que as reitoras do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes disponibilize e explique qual a metodologia utilizada nas simulações para reordenamento dos câmpus com base em estudos iniciais de configuração demográfica e os respectivos autores.
É de suma importância a transparência no processo preliminar e exploratório.
Aguardo breve retorno.
Quais são as propostas?
Quais situações ela se refere?