IFSC organiza evento para debater agroecologia no Planalto Norte

11. abril 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos

Para quem estuda e trabalha a agricultura com uma perspectiva ecológica, a Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense, que o Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realiza nos dias 5 e 6 de junho, é evento obrigatório na agenda do semestre. Durante os dois dias, palestras, mesas-redondas, oficinas didático-pedagógicas, exposição de pôsteres e apresentações artísticas vão reunir agricultores, estudantes e pesquisadores de entidades pública s e privadas para refletir sobre o fortalecimento da produção sustentável da agricultura familiar.

JORNADA AGROECOLÓGICA 1 (1)

No IFSC, a organização da jornada está sob responsabilidade do Núcleo de Estudos Agroecológicos do Planalto Norte (Neaplan), instalado desde 2016 no Câmpus Canoinhas, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri), Prefeitura Municipal de Canoinhas, Rede de Agroecologia Ecovida e Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte de Santa Catarina (Comsol).

“O trabalho em parceria sempre fortalece as ações e possibilita outros olhares e enfoques para o desenvolvimento de atividades”, enaltece a coordenadora do Neaplan e do curso técnico em Agroecologia, Magali Regina. “É um evento importante porque reunirá pesquisadores, agricultores e estudantes envolvidos com a agroecologia e, através dos trabalhos apresentados, das palestras e oficinas ministradas, novas possibilidades de parcerias, de pesquisas e de produção poderão acontecer na região”, complementa.

O evento conta com o apoio financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Programação

Para a abertura do evento, no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), está confirmada a palestra com o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na unidade de Viamão e coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão (Ecoviamão), Claudio Fioreze. Agrônomo de formação, Fioreze foi secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul em 2014, quando pautou a criação de mecanismos de inclusão dos pequenos agricultores nas políticas públicas, defendendo a agroecologia como saída para levar o agricultor de volta ao campo.

No dia 6 de junho, a programação da Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense segue com a realização de seis oficinas, com 40 vagas cada: utilização de plantas alimentícias não convencionais; manejo de abelhas sem ferrão; acionador automático de baixo custo para irrigação; importância de sementes crioulas em assentamentos; enxertia de araucária; e ajuste de dietas para bovinicultura leiteira.

As inscrições para as oficinas e para a palestra já estão abertas e devem ser feitas no portal do Neaplan na internet, em http://canoinhas.ifsc.edu.br/neaplan/. Assim que confirmadas, as demais atividades também estarão disponíveis para consulta e inscrição no mesmo portal.

Submissão de trabalhos

Os pesquisadores com trabalhos inéditos realizados nas diferentes áreas da agroecologia interessados em participar da Jornada têm até o dia 13 de maio para fazer a submissão dos trabalhos, na modalidade resumo. As instruções para a submissão também estão disponíveis no site do Neaplan.

As áreas temáticas são: controle agroecológico de pragas e doenças; produção agroecológica; produção animal agroecológica; educação ambiental; comercialização de produtos agroecológicos; manejo florestal sustentável; legislação e gestão ambiental; e produtores florestais não madeiráveis.

Captação de apoio

A organização do evento também lançou uma chamada pública para captação de apoio à realização da Jornada Agroecológica do Planalto Norte Catarinense. O Edital 02/2018 tem como objetivo conseguir apoiadores – pessoas jurídicas de direito público ou privado com ou sem fins lucrativos – para auxiliar no evento com doações ou prestação de serviços.

O edital completo e o formulário de apresentação de proposta estão disponíveis na matéria sobre a jornada no site canoinhas.ifsc.edu.br. Serão aceitas propostas enviadas, para o e-mail magali.regina@ifsc.edu.br, até as 16h59 do dia 2 de abril, próxima segunda-feira.

Por Liane Dani | Jornalista IFSC

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.