Fórum de Registro Acadêmico discute assuntos do Ensino

16. abril 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão

FRANos dias 9 e 10 de abril, aconteceu o Fórum de Registro Acadêmico (FRA), no auditório da Reitoria. Foram dois dias de discussões sobre tópicos como ingresso inclusivo e cadastro de ofertas Proeja e Certific, cadastro de cursos, portal da coordenação de cursos no SIGAA, matrículas de alunos PCDs, Plataforma Nilo Peçanha, além de outros pertinentes ao ensino. O evento contou com a organização geral e encaminhamentos sobre o SIGAA por conta da Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia), bem como da Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC), Diretoria de Assuntos Estudantis (Dae) e Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Ensino (Proen).

Na fala de abertura, o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral falou sobre a importância do trabalho dos Registros Acadêmicos nos câmpus, especialmente no momento de implantação do SIGAA, agradecendo a todos pela dedicação. Segundo ele, a DEIA/PROEN tem buscado identificar as vantagens na implantação do sistema acadêmico, pois sabe da importância dessa iniciativa para a qualificação dos dados acadêmicos.
A DTIC expôs questões sobre o processamento dos cursos e o planejamento para a virada do semestre 2018-1 – 2018-2. Já a Coordenadoria de Ações Inclusivas da DAE apresentou uma proposta para o encaminhamento da documentação dos alunos PCDs (Pessoas com Deficiência), quando ingressam na instituição, com o objetivo de agilizar as análises necessárias dos laudos apresentados.
A DEIA trabalhou com os registradores acadêmicos questões relativas a procedimentos no SIGAA. Também sobre o projeto de curso de formação em registro acadêmico IFSC a ser desenvolvido com o objetivo de qualificar os servidores que atuam no registro acadêmico e em atividades correlatas para executar com excelência suas rotinas, abordando desde temas normativos, gerais e institucionais até à execução de rotinas operacionais específicas da função.

Dentre outros assuntos apresentados no fórum, esteve o Portal do Coordenador de Curso, que já está funcionando com todas as funcionalidades; e o Curso de Formação para Registro Acadêmico, que será implantado no moodle para servidores do Registro e Secretaria Acadêmica e para demais interessados. O documento orientador do Proeja e Certific foi aprovado, enquanto que, quanto ao processamento de matrícula, ficou definido o prazo de três dias após o término das matrículas da 1ª chamada, sendo que a data prevista serão os dias 16, 17 e 18 de julho. O prazo de emissão de diplomas e certificados (para aprovação no Codir) passou para 30 dias, prorrogável por mais 30 dias, para diplomas dos cursos IFSC, e para 30 dias, prorrogável por mais 60 dias, para cursos Encceja/Enem.

O Fórum ainda deliberou sobre os Diários, ficando determinado que até que se encontre uma solução para armazenamento virtual dos diários, eles serão impressos e entregues no pedagógico que, depois da conferência, encaminha ao RA para arquivamento.

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