Avaliação Institucional segue nova metodologia
24. abril 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, MatériasA Comissão Própria de Avaliação (CPA) concluiu em 2017 o primeiro ciclo da nova metodologia de avaliação institucional trianual. No relatório, divulgado em março de 2018, constam informações coletadas em 2015 e 2016 e analisadas pelos diretores dos câmpus em 2017. Na análise crítica, foram avaliadas as atividades acadêmicas e de gestão em consonância com os objetivos descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC.
Segundo o presidente da CPA, Eduardo Beck, com a mudança de metodologia, a avaliação ficou mais consistente e precisa. “Quando fazíamos os questionários anuais, as respostas eram bem parecidas, e não tínhamos tempo de fazer a análise crítica. Com essa metodologia, conseguimos o primeiro relatório dentro do que é esperado, uma versão mais analítica”, avalia.
A nova metodologia prevê ciclos de três anos:
1º – Realizada a avaliação integral do ciclo anterior, definidas estratégias de divulgação e encaminhadas ações. Será realizada também consulta à comunidade sobre os pontos críticos do ano anterior;
2º – Reitoria e câmpus respondem a um questionário mais amplo, revisado de acordo com as necessidades estratégicas definidas no primeiro ano;
3º – Análise do relatório do ano anterior em comparação com o relatório integral do ciclo anterior e com o PDI (por câmpus e geral); manifestação da gestão dos câmpus e da Reitoria acerca dos resultados levantados e recomendações apontadas; consulta à comunidade para apontamento de prioridades e ações; proposição de ações pela CPA; consolidação dos resultados do ciclo no relatório integral.
Dia 23, a CPA reuniu-se na Reitoria para definir os passos do novo ciclo avaliativo (2018-2020). Estão sendo analisados os pontos críticos do triênio anterior, que comporão a primeira etapa da nova avaliação em 2018. Eduardo Beck explica que o processo será deflagrado em agosto, quando os novos membros da CPA tomarão posse.
Além disso, o IFSC está elaborando seu Projeto de Avaliação Institucional (PAE) uma recomendação dos órgãos de controle. “Com o PAE, a pontuação de avaliação da instituição pode ser maior”, explica Eduardo Beck.
Relatório de Avaliação Institucional
O Relatório de Avaliação Institucional 2017 do IFSC reúne avaliações realizadas via questionário em 2015 e 2016, na Reitoria e nos 22 câmpus da instituição.
Em 2015, 15.244 pessoas responderam aos questionários, sendo 1.272 professores, 12.892 alunos e 1.080 técnicos administrativos. No ano de 2016, o número de respondentes foi maior, com 15.686 participantes, sendo 1485 professores, 12.955 alunos e 1.186 técnicos administrativos.
Em 2017, as CPAs locais dos câmpus, bem como a CPA Central do IFSC, elaboraram seus relatórios analíticos comparando os resultados obtidos nas pesquisas realizadas em 2015 e 2016, verificando a evolução das diversas áreas avaliadas, pontos críticos e casos de sucesso. Após, os dirigentes dos câmpus realizaram suas considerações sobre cada aspecto.
Traz a análise comparativa de cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura. As avaliações apontadas pelos questionários e pelos diretores dos câmpus também foram analisadas de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC.
Para saber como cada eixo foi avaliado, acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2017.
Para saber mais sobre a Avaliação Institucional e CPA do IFSC, acesse a página de Avaliação Institucional.
Por Carla Algeri | Jornalista do IFSC