Cultura e educação dos povos indígenas de Santa Catarina é tema de palestra no Campus Urupema
2. maio 2018 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, NotasO Campus Urupema recebeu, na última sexta-feira (27), o professor de história do Campus Xanxerê, Guilherme Babo, e o professor Pedro Kresó (EIEB Cacique Vanhkré/Ipuaçu), além de Matilde Koito (TI Xapecó/Ipuaçu) para participar do evento intitulado “Cultura e Educação Indígena Kaingang no Estado de Santa Catarina”, relacionado ao Dia do Indígena comemorado no último dia 19.
Na ocasião, foram discutidos a História e cultura indígena em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio; a Educação Escolar Indígena e Licenciatura Intercultural Indígena; e a Alimentação tradicional kaingang, ervas medicinais e lutas por terras. Além das palestras, foi exibido e debatido o documentário “A retomada do Imbú – Kaingangs na luta pela Terra em Abelardo Luz (SC)”.
Participaram como ouvintes servidores e alunos dos cursos superiores do campus Urupema, além dos alunos de ensino fundamental e médio da escola estadual Manoel Pereira de Medeiros. Os alunos ganharam pipoca como forma de celebrar e valorizar a alimentação indígena.
O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho Permanência e Êxito, coordenado pela professora e coordenadora do Núcleo Pedagógico do campus Urupema, Giliani Veloso Sartori, como atividade do projeto Cine Urupema. Este projeto é composto por sessões mensais de filmes, de temas variados, e tem por objetivo reduzir a evasão escolar, fortalecer a permanência e o êxito no campus e ampliar o acesso de todos à ciência, cultura e educação.
Por Coordenadoria de Jornalismo