Famílias na Escola aproxima mães e pais do ambiente escolar

21. maio 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

A edição de 2018 do projeto Famílias na Escola, do Câmpus Florianópolis, começa na próxima quinta-feira, dia 24 de maio. O projeto de extensão é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Sexualidade e Prevenção de Drogas (NESPD) e seu objetivo é aproximar as famílias dos alunos do ambiente escolar.

Nos anos anteriores, os temas das reuniões eram escolhidos pelos familiares que compareciam aos encontros. Fernanda Soares Marcondes, principal organizadora do evento, explica que nesta edição a metodologia está diferente. “Os temas já foram pré-determinados, baseados nos mais sugeridos dos outros anos. Nós percebemos que os pais têm muita necessidade de serem ouvidos. A principal proposta desta edição é abrir mais espaço para as famílias falarem e se expressarem”.

Com a mudança também é possível que as famílias tenham mais liberdade para escolher as reuniões que querem participar. “Vamos propor oficinas e palestras isoladas, então se a família vier em uma, não precisa necessariamente comparecer na próxima e ninguém vai ficar deslocado”, conta Fernanda.

Segundo a psicóloga educacional Cristiane Antunes Espíndola Zapelini, o projeto é fundamental para a comunicação entre a escola e a família dos alunos. “Como estamos lidando com adolescentes, a aproximação da família é essencial. A escola faz esse diálogo com os pais sobre o universo dos adolescentes, que possuem questões sociais próprias da idade. O projeto auxilia a família a conhecer e entender esses assuntos”.

Outro ponto importante é socialização entre as famílias. “Os encontros proporcionam uma troca de experiências entre os pais. Isso acaba deixando eles mais alertas e também mais informados. Pode trazer um novo olhar para os problemas e preocupações. Isso ajuda a família a achar uma alternativa que possa resolver a situação com os filhos” afirma Cristiane.

Liliane Medeiros Fonseca é mãe da aluna Letícia, que atualmente cursa a 6ª fase de Saneamento. Ela participou da primeira edição do projeto e gostou muito da proposta, da organização e do envolvimento dos participantes nas reuniões. “No ano em que eu fui, teve palestra sobre o vício em computadores e tecnologia. Como mãe, aquilo foi muito esclarecedor para mim”. Para Liliane, a maior vantagem do projeto é trazer os pais para a instituição. “É bom pra gente participar mais da vida dos nossos filhos. E também é bom para os pais saberem como ajudar a escola quando é necessário”.

Confira a seguir as datas e os temas dos encontros do projeto “Famílias na Escola”:

24/05 – Famílias com adolescentes
07/06 – Limites
21/06 – Uso das tecnologias
16/08 – Sexualidade
30/08 – Uso/Abuso de drogas

Os encontros serão realizados sempre das 19h às 21h, na sala C112, no 1º andar do bloco central.

Por Vitória Ferreira | Estagiário de Jornalismo do IFSC